Rafael Fonteles apresenta propostas e afirma que, se eleito, vai gerar 80 mil novos empregos - Eleições 2022
Eleições 2022
ELEIÇÕES 2022

Rafael Fonteles apresenta propostas e afirma que, se eleito, vai gerar 80 mil novos empregos

Candidato a governador do Piauí foi o último sabatinado no Bancada Piauí


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Rafael Fonteles, candidato ao governo do Piauí, pelo PT, foi o último sabatinado do Bancada Piauí, da TV Antena 10, nesta segunda-feira (05). Durante entrevista, o petista apresentou as principais propostas do seu plano de governo, entre elas a geração de 80 mil novos empregos no estado. 

Um dos principais eixos estratégicos do plano de governo do candidato é a geração de empregos e renda. Caso eleito, Fonteles tem como meta a criação de 80 mil empregos. Ele também quer a implantação de políticas de assistência para incentivar pequenos empreendedores e investimentos para atrair grandes investidores para o estado.

  

Rafael Fonteles, candidato a governador do Piauí
Anna Paula Couto / A10+

 

"A meta é 80 mil novas oportunidades de trabalho no campo e na cidade e também oportunidade para os empreendedores. Principalmente o pequeno negócio. Que são os maiores empregadores de mão de obra. O pequeno agricultor e o micro a gente pode apoiá-los com crédito facilitado, o vendedor precisa de dinheiro para ter o capital de giro pra fazer um pequeno investimento pra ampliar a sua loja, pra comprar mais mercadoria e ampliar a sua atuação", explicou.

Segurança Pública

Com o aumento da violência no estado, as propostas do candidato passam por medidas que vão desde o aumento do contigente de policias com mais concursos ao investimento em educação para afastar os jovens da criminalidade, com a criação de centros de promoção da paz a implementação do ensino integral.

"Propusemos pelo menos mil novos homens e mulheres nas forças policiais por ano. Investir em tecnologia pra combater o crime. Integração entre as polícias, das polícias com o sistema judicial, senão você vai ficar enxugando gelo, prendendo criminosos e eles rapidamente conseguiram sair da prisão. Também coloquei uma proposta específica de criar nove delegacias de combate às facções, uma pra cada região e cinco nos municípios de Parnaíba, Piripiri, Picos, Floriano e Bom Jesus pra fazer um combate mais especializado e uma aposta segura na educação de tempo integral educação profissional e um programa de estágio remunerado", detalhou Fonteles.

  

Rafael Fonteles, do PT, foi o último sabatinado na TV Antena 10
Anna Paula Couto / A10+

 

Educação

Estudos apontam que com a pandemia a educação brasileira regrediu o equivalente a 10 anos, para reduzir os efeitos educacionais da pandemia, o candidato, caso eleito, além de reorganizar o calendário escolar, vai criar mais escolas de tempo integral e implementar um programa de estágio remunerado, citados acima.

"Os municípios, o estado, as escolas estaduais, as escolas municipais, a comunidade escolar, professores, professoras, pais de alunos, os alunos para a gente ao longo do próximo ano fazer um calendário com uma carga horária mais elevada pra gente correr contra tempo do prejuízo. É claro que houve uma defasagem e nós iremos corrigir, aumentando a carga horária para correr contra o tempo perdido em função da pandemia", disse.

Além de pedir votos para o candidato Luiz Inácio Lula da Silva, para segundo ele, aumentar o orçamento para a educação e fortalecer o ministério.

Infraestrutura

Para o desenvolvimento do estado as propostas do candidato perpassam pelo investimento no litoral, em seu plano de governo ele propõe a tirada do Porto de Luís Correia do papel e uma concessão público privado para a reconstrução  da Ferrovia do Norte, que liga Teresina e Parnaíba.

"O fato é que nós estamos prontos pra concluir, por que fizemos o acesso ao porto, fizemos a regularização fundiária, fizemos o licenciamento ambiental e já está sendo investi industrial e a dragagem do porto de Luís Correia pra transformar num terminal pesqueiro, inclusive com uma indústria de conserva de pescados associada ao cais desse povo, ou seja, descobrimos a vocação inicial do Porto Luis Correia, temos o caminho a seguir e não dependemos os federais para fazer a conclusão. […] A ferrovia do Norte piauiense é uma proposta que eu coloquei para viabilizar, com o novo marco legal de ferrovias que foi aprovado pelo Congresso, uma concessão privada para uma ferrovia que já existiu, a ferrovia vai ligar a grande Teresina com a grande Parnaíba, inclusive já tem um traçado, é uma obra de um bilhão de reais, mas que com a iniciativa privada e o poder público é possível sonharmos com a volta", explanou.

Fonteles aposta na vitória de Lula e faz duras críticas a Bolsonaro

Em suas considerações finais, o candidato agradeceu a oportunidade de apresentar suas propostas e ao acolhimento das pessoas em sua campanha e pediu votos para o candidato Lula e fez críticas a Bolsonaro.

"Quero agradecer a oportunidade de levar mensagem de esperança. O Brasil voltou ao mapa da fome, voltou a miséria, em virtude dessa tragédia que chegou ao poder que se chama Bolsonaro, nós temos que botar o Bolsonaro na lata de lixo da história de onde ele nunca deveria ter saído […]. Por isso, nós precisamos reconstruir o país botando de volta Lula na presidência", finalizou.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

A10+

A10+

Tudo sobre as eleições 2022 no cenário nacional e local

Fique conectado