Rafael Fonteles faz balanço de gestão e comenta projetos de desenvolvimento do Piauí; assista!

Governador concedeu entrevista à TV Antena 10 nesta terça-feira (1º)

O Governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), em entrevista ao Bancada Piauí, da TV Antena 10, nesta terça-feira (1º), fez um balanço sobre as ações do governo até agora e detalhou as iniciativas realizadas nas áreas da saúde, segurança e os investimentos no desenvolvimento do estado. O chefe do Executivo estadual também respondeu à críticas da oposição.

Na saúde, Fonteles enfatizou o programa Piauí Saúde Digital, que leva consultas e exames especializados por telefone ou internet diretamente às UBS e que, segundo ele, já realizou mais de 700 mil atendimentos.


“Nós temos atuado em duas frentes: a parceria com os municípios, que é onde ocorre o primeiro atendimento nas UBS, melhorando esse atendimento através do programa Saúde Digital, que leva as consultas com os médicos especialistas, de mais de dez especialidades médicas, onde o povo vive, onde estão as Unidades Básicas de Saúde e por telefone para quem tem conectividade com a internet. O Piauí Saúde é um programa exitoso que já resultou em mais de 700 mil procedimentos, entre consultas e exames através da tele-saúde. A segunda vertente é a melhoria da resolutividade dos hospitais estaduais no que diz respeito às cirurgias”, destacou.

Ele ainda detalhou que o estado registrou um crescimento de 150% no número de cirurgias, o que, consequentemente, diminuiu o tempo de espera pelos procedimentos.

  
Governador Rafael Fonteles faz balanço de ações Gabriel Paulino / CCOM
 
 
 

Segurança Pública

Na segurança pública, ele ressaltou que os dados mostram a redução na criminalidade durante seu governo; ele destacou a redução em crimes patrimoniais, como roubos de celulares e veículos. “Quando eu comparo o semestre de 2025 com toda a série histórica, desde 2015, nós tivemos o semestre com o menor número de homicídios no Piauí, especificamente, em Teresina. No roubo de celulares, passamos a ter uma redução, em relação a 2022, de mais de 50%. Número de veículos roubados, quase 30%”, detalhou.

O aumento do efetivo policial, do orçamento da segurança pública, investimento em inteligência e tecnologia foram alguns dos fatores apontados por ele para alcançar esses resultados.