Vereadores entregam a Dr. Pessoa propostas para resolver crise no transporte público de Teresina

A minuta foi confeccionada numa reunião entre líderes dos partidos que compõem à Câmara

Vereadores de Teresina entregaram nesta terça-feira (14), nas mãos do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos) uma minuta com propostas de ações emergenciais para resolver a crise no transporte público da capital. Na ocasião, os parlamentares pediram o aumento da frota. Atualmente, Teresina conta com a circulação de 220 ônibus.

A minuta foi confeccionada numa reunião entre líderes dos partidos que compõem à Câmara. O prefeito declarou que até a próxima semana vai ler o documento e analisar, junto com os secretários da PMT, as propostas apresentadas pelos parlamentares. Depois disso é que o gestor irá dar uma resposta aos vereadores.

  

Vereadores entregam a Dr. Pessoa propostas para resolver crise no transporte público de Teresina
Rayanna Mousinho / TV Antena 10

   

"Estamos esperando a posição do prefeito para resolutividade do problema como um todo, ele colocou que daqui a 90 dias vai entregar na Câmara a proposta. O que a Câmara quer, através dessa ação com o presidente Enzo, é que enquanto ele não entregue isso, os ônibus não parem. Conversamos com o Setut para acrescentar mais 80 ônibus nos horários de pico para a população não reclamar de fila e de ônibus lotado", disse o vereador Venâncio Cardoso (PSDB) em entrevista à imprensa.

Os vereadores sustentam que a crise só pode ser solucionada pela Prefeitura de Teresina. Na segunda (13), o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva (PT), e os deputados Henrique Pires (MDB) e Evaldo Gomes (Solidariedade) se reuniram com representantes dos trabalhadores e dos usuários do transporte coletivo de Teresina. 

  

Vereadores estiveram na sede da Prefeitura de Teresina
Rayanna Mousinho / TV Antena 10

   

A reunião no Gabinete da Presidência faz parte da agenda do Poder Legislativo que ainda vai conversar com os empresários de ônibus e com o governador Rafael Fonteles para buscar soluções conjuntas à Câmara de Vereadores da capital. O problema financeiro que existe no transporte urbano de Teresina chamou a atenção de Franzé Silva. 

“O sistema, hoje, tem um déficit na ordem de 3 milhões de reais e nós precisamos entender como sanar esta questão. O que nos preocupa é ficar uma bola de neve acontecendo com uma política pública importante que é o transporte público da capital”, disse o presidente da Alepi.

Setut afirma que precisa de R$ 6,3 milhões para circulação de 300 ônibus 

Em meio à crise no transporte público, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) discutiu com vereadores na Câmara Municipal de Teresina alternativas para solucionar o problema que já dura há anos. No encontro, as autoridades sugeriram aumentar a frota de ônibus na capital. 

O Setut relatou que para circulação de 300 ônibus vai precisar de um repasse de R$ 6,3 milhões. Os vereadores alinharam com as empresas concessionárias a possibilidade de incrementar mais 80 veículos na atual frota de 220 ônibus.