Referência em saúde materno-infantil no Piauí, a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) recebeu o certificado de auditoria do Programa de Certificação da Fiocruz de Bancos de Leite Humano. A conquista reconhece a excelência e a conformidade do serviço com a legislação vigente e foi oficializada durante a programação do pré-COP30, realizado na última semana, em Belém (PA).
O evento, promovido pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, reuniu profissionais de todo o país para debater os impactos das mudanças climáticas na saúde pública, com foco na Agenda 2030 da ONU. A coordenadora do Banco de Leite Humano da NMDER, Vanessa Paz, participou da programação representando a Rede Nordeste e reforçando o compromisso do Piauí com a promoção da vida e da sustentabilidade.
“Receber essa certificação da Fiocruz é o reconhecimento de um trabalho feito com responsabilidade, qualidade e compromisso com a vida dos nossos bebês. É uma conquista que reforça a credibilidade do nosso Banco de Leite e o papel da maternidade na rede de saúde pública do país”, destacou Vanessa Paz.
A certificação é resultado de um rigoroso processo de auditoria realizada em julho de 2024 pela equipe da Fiocruz, que avaliou critérios como controle de qualidade, biossegurança, rastreabilidade e compromisso institucional com as políticas públicas de saúde.
O Banco de Leite Humano da NMDER é um serviço essencial que coleta, analisa, pasteuriza e distribui leite materno para bebês prematuros e de baixo peso internados em UTIs Neonatais. Além disso, promove ações de incentivo à amamentação e apoio às nutrizes.