Governo do Piauí inicia emissão da Carteira do Passe Livre para pessoas com HIV/Aids em janeiro de 2026

Para ter acesso ao benefício, os interessados deverão apresentar laudo médico comprovando o diagnóstico

Pessoas que vivem com HIV/Aids no Piauí terão direito ao transporte intermunicipal totalmente gratuito em 2026. A partir do próximo dia 23 de janeiro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) e a Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans-PI), iniciará a emissão da Carteira do Passe Livre por meio da plataforma Gov.pi Cidadão.

Nesta terça-feira (23), o secretário estadual de Saúde, Antonio Luiz, se reuniu com os representantes dos outros órgãos responsáveis pela execução do programa e integrantes de organizações e coletivos sociais, como o Fórum Ong Aids-PI e o ABORDA. Na ocasião, o gestor fez a entrega simbólica da primeira Carteira do Passe Livre para Lismara Castro, moradora da cidade de Esperantina, que vive com HIV/Aids há 26 anos.

  

Governo do Piauí inicia emissão da Carteira do Passe Livre para pessoas com HIV/Aids em janeiro de 2026 Foto: Márcio Sales/Sesapi
   

“Essa é uma política pública muito importante para as pessoas que vivem com HIV/Aids no nosso estado, que agora poderão se deslocar dentro do Piauí sem fazer o pagamento do transporte. Com essa ação, elas vão poder realizar o tratamento sem a preocupação com o custo do deslocamento. É uma conquista importante para essa população”, afirmou o secretário da Saúde, Antonio Luiz.

A medida garante passe livre em ônibus intermunicipais e trens, quando disponíveis, promovendo maior acessibilidade e inclusão social para os beneficiários.

Para Lismara Castro, a Carteira do Passe Livre é uma importante conquista que possibilitará mais qualidade de vida para essa população. “Isso representa liberdade de adesão ao tratamento. Estar no Piauí tendo passe livre para garantir a vinda do meu município para Teresina é liberdade e mais saúde. Vou poder cumprir minhas consultas e buscar minha medicação sem perder a pontualidade. Isso promove qualidade de vida para muitas pessoas no Piauí, com liberdade de tratamento”, disse.

Para ter acesso ao benefício, os interessados deverão apresentar laudo médico comprovando o diagnóstico, documento oficial de identificação e comprovante de residência no Piauí. O cadastro deverá ser renovado anualmente.

De acordo com o presidente da Etipi, Ellen Gera, a disponibilização da carteirinha de forma digital reforça o processo de modernização do estado. “Nosso governador Rafael Fonteles tem promovido essa transformação digital para tornar o nosso estado cada vez mais humano. É a tecnologia facilitando vidas e transformando o Piauí no estado mais digital do Brasil. Estamos presentes na área da saúde, cooperando com o bem público. A carteirinha ficará disponível no Gov.pi, e o aplicativo pode ser baixado no celular”, ressaltou.

A Carteira do Passe Livre é resultado de um projeto de lei de autoria do deputado estadual Thales Coelho, sancionado pelo governador Rafael Fonteles. Além do transporte intermunicipal gratuito, o Governo do Estado promoverá campanhas de divulgação para informar os beneficiários sobre os procedimentos de adesão ao programa.