Piauí recebe novo lote com 8.500 doses da vacina contra a bronquiolite

A vacina é destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez e tem como principal objetivo reduzir os casos de bronquiolite em recém-nascidos.

O Piauí recebeu, nesta quinta-feira (8), o segundo lote com 8.500 doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), reforçando a estratégia de imunização no estado. As doses serão distribuídas aos 224 municípios, garantindo a continuidade da vacinação de gestantes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A vacina é destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez e tem como principal objetivo reduzir os casos de bronquiolite em recém-nascidos, doença respiratória comum nos primeiros meses de vida e que pode evoluir para quadros graves.

  
Piauí recebe novo lote com 8.500 doses da vacina contra a bronquiolite Sesapi
 
 
 

Essa nova remessa se soma ao primeiro envio feito pelo Ministério da Saúde, em dezembro do ano passado, quando o estado recebeu 11.170 doses do imunizante, ampliando a cobertura vacinal em todo o território piauiense.

De acordo com a coordenadora Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Bárbara Pinheiro, não há prazo máximo para a aplicação da vacina, desde que a mulher ainda esteja gestante.

“Mulheres a partir da 28ª semana já estão aptas a receber o imunizante. Não existe um limite máximo de semanas, a gestante pode se vacinar até o final da gravidez. Essa vacina é fundamental para diminuir os casos graves de bronquiolite nos recém-nascidos”, destaca.

Entre os sintomas mais comuns da bronquiolite estão obstrução nasal, coriza, tosse e sibilância (chiado no peito). Nos casos mais graves, o bebê pode apresentar desconforto respiratório, baixa saturação de oxigênio, sonolência excessiva e cianose, caracterizada pela coloração arroxeada dos lábios.

A vacina contra o VSR é gratuita, está disponível pelo SUS e pode ser tomada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todo o estado.