A Secretaria de Saúde informou, na manhã desta quarta-feira (08), mais um caso suspeito de intoxicação por metanol em Parnaíba, litoral do Piauí. Com isso, já são 4 notificações suspeitas, sendo 3 somente em Parnaíba e 1 em Teresina. O metanol é altamente prejudicial quando é consumido por pessoas e pode levar à morte mesmo em doses pequenas.
De acordo com a Sesapi, trata-se de um paciente do sexo masculino que deu entrada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde na noite da última segunda-feira (06), com sintomas semelhantes aos sintomas registrados em caso de intoxicação por metanol.
Foto ilustrativa
Ainda segundo a Secretaria, o paciente já recebeu alta. Foram registrados, ao todo, 3 casos suspeitos em Parnaíba e 1 um caso em Teresina.
Dos dois primeiros registrados, um paciente deu entrada no HEDA na sexta-feira (03) e o outro no sábado (04). Ambos receberam atendimento médico, evoluíram bem e já receberam alta hospitalar.
As circunstâncias dos casos estão sendo apuradas pela Polícia Civil, em conjunto com as autoridades de saúde, que seguem acompanhando a situação e adotando todas as medidas necessárias conforme os protocolos vigentes.
Notificação em Teresina
A Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) informou ao A10+ que está investigando o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol registrado na capital piauiense. Este é o terceiro caso notificado no estado do Piauí e, se confirmado, será o primeiro oficialmente identificado em Teresina.
De acordo com a FMS, o paciente é um homem de 51 anos que foi internado em um hospital particular de Teresina no dia 2 de outubro, após manifestar sintomas compatíveis com os observados em casos de intoxicação por metanol.
Casos em Parnaíba
Um paciente foi internado no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) em Parnaíba, no litoral do Piauí, com suspeita de intoxicação por metanol. A substância é um dos principais insumos da indústria química. O paciente, de 28 anos, apresentou dores abdominais, visão embaçada e episódios de vômito após consumir gin.
Em seguida um segundo caso foi registrado e após passar pelos procedimentos médicos, o paciente em investigação recebeu alta.
Saiba o que é o metanol
O metanol é altamente prejudicial quando é consumido por pessoas e pode levar à morte mesmo em doses pequenas. Recentemente, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou no Diário Oficial da União o edital de chamamento internacional para identificar fabricantes e distribuidores do medicamento Fomepizol, usado como antídoto em casos de intoxicação por metanol.
Desde o mês passado aumentaram os casos de intoxicação por metanol relacionados ao consumo de bebida alcoólica adulterada. O Brasil já tem 17 casos confirmados de intoxicação por metanol, segundo balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta segunda-feira (6). O país já contabiliza também 217 notificações relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.