Teresina registra 1º caso suspeito de intoxicação por metanol, diz FMS; 3º no Piauí - Saúde
INVESTIGAÇÃO

Teresina registra 1º caso suspeito de intoxicação por metanol, diz FMS; 3º no Piauí

Homem de 51 anos apresentou sintomas suspeitos e deu entrada em hospital particular na capital


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) informou ao A10+ que está investigando o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol registrado na capital piauiense. Este é o terceiro caso notificado no estado do Piauí e, se confirmado, será o primeiro oficialmente identificado em Teresina. O metanol é altamente prejudicial quando é consumido por pessoas e pode levar à morte mesmo em doses pequenas.

De acordo com a FMS, o paciente é um homem de 51 anos que foi internado em um hospital particular de Teresina no dia 2 de outubro, após manifestar sintomas compatíveis com os observados em casos de intoxicação por metanol.

Metanol está sendo adicionado em bebidas alcoólicas
Freepik
   

Ao buscar atendimento médico, o paciente relatou ter ingerido uma bebida destilada adquirida recentemente. Os primeiros sintomas surgiram no dia seguinte ao consumo. Durante o tratamento, ele foi submetido a sessões de hemodiálise e apresentou melhora significativa no quadro clínico.

A população pode colaborar com as investigações denunciando casos suspeitos de comercialização de bebidas adulteradas à Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (DECCOTERC) e ao PROCON. Já os casos de suspeita ou confirmação de pessoas com intoxicação devem ser imediatamente comunicados ao CIEVS Teresina.

A Diretoria de Vigilância em Saúde da FMS segue monitorando os casos. De acordo com a fundação, os casos podem ser tratados na rede pública com protocolos clínicos de suporte. Os casos mais graves devem passar por hemodiálise, que é disponibilizado pela rede.

Dois casos em Parnaíba

Uma Sala de Situação para casos de intoxicação por metanol vai ser instalada no Piauí após reunião realizada nesta segunda-feira (06), por representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), Fundação Municipal de Saúde (FMS), Ministério Público do Piauí (MPPI), Ministério da Saúde (MS) e da Diretoria de Polícia Científica (DEPOC). O encontro, conduzido pelo secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, teve como pauta o alinhamento das ações de investigação, atendimento e monitoramento de possíveis casos no estado.

HEDA em Parnaíba Reprodução

   

Durante a reunião foram definidas estratégias para garantir agilidade na identificação e tratamento das vítimas. A SESAPI apresentou o fluxo de investigação e destacou a importância da notificação imediata dos casos suspeitos ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), responsável por centralizar as informações e acionar as equipes competentes. Um paciente que apresentou sintomas suspeitos recebeu de intoxicação por metanol alta em Parnaíba. 

Em nota ao A10+, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou que dois casos suspeitos de intoxicação por metanol estão sendo investigados no município de Parnaíba. Os pacientes deram entrada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) — o primeiro na sexta-feira (3) e o segundo no sábado (4). Ambos receberam atendimento médico, evoluíram bem e já receberam alta hospitalar.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual o telejornal que você mais gosta de acompanhar na TV Antena 10?

ver resultado