Piauí Saúde Digital já realizou mais de 800 mil atendimentos em todo o estado

Até o momento, o programa já realizou 205.547 teleconsultas, sendo 123.874 com clínicos gerais e 81.673 com especialistas

Desde sua implantação em 2023, o programa Piauí Saúde Digital já alcançou 802.754 atendimentos em todo o estado. Idealizado pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o projeto utiliza a tecnologia para ampliar o alcance dos serviços de saúde, oferecendo aos piauienses a possibilidade de realizar consultas, obter diagnósticos e receber prescrições médicas de forma remota, sem a necessidade de deslocamento até hospitais.

Até o momento, o programa já realizou 205.547 teleconsultas, sendo 123.874 com clínicos gerais e 81.673 com especialistas, além de 597.207 laudos médicos. Entre as especialidades médicas disponíveis, estão: clínica geral, ginecologia, dermatologia, neurologia, psiquiatria, cardiologia, endocrinologia, pediatria, urologia e ortopedia. O programa também conta com duas especialidades não médicas: psicologia e nutrição.

  

Piauí Saúde Digital já realizou mais de 800 mil atendimentos em todo o estado Reprodução
   

De acordo com o superintendente de Alta e Média Complexidade, Dirceu Campêlo, os números refletem o sucesso da iniciativa. “O Piauí Saúde Digital chegou para desafogar as filas e descentralizar o atendimento. Para ter acesso às consultas, basta ir a uma Central de Diagnóstico ou baixar o aplicativo nos dispositivos móveis, de forma rápida e prática”, ressalta.

O aplicativo oferece atendimento com clínicos gerais disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, além da possibilidade de checar dados vitais do paciente, como pressão arterial, estresse mental, frequência cardíaca, entre outros. Também é uma ferramenta útil para pacientes com doenças crônicas que precisam renovar receitas médicas com frequência.

Para o diretor da Unidade de Saúde Digital da Sesapi, Gabriel Mauriz, o Piauí Saúde Digital tem como principal objetivo expandir e qualificar a rede de serviços de saúde. “O programa atua especialmente na atenção primária, fortalecendo a integração com os demais níveis de atenção do SUS. Atingimos um marco no sistema público de saúde do estado, ao integrar tecnologia e cuidado humanizado”, enfatiza.