Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, é diagnosticado com dengue

Na capital, três pessoas já morreram em decorrência da doença este ano

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (sem partido), foi diagnosticado com dengue. A informação foi confirmada ao A10+, neste domingo (17), pela assessoria de comunicação da prefeitura. 

Em nota, a Semcom informou que o gestor tem sintomas leves da doença e que segue tomando medicações em casa. Dr. Pessoa foi diagnosticado com dengue na última quarta-feira (13). Ele apresentou febre e dor de cabeça.

 

Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, é diagnosticado com dengue
PMT

   

Teresina vive um novo surto da doença. Neste ano, três pessoas já morreram vítimas de dengue, entre elas, uma criança de apenas 9 anos. A capital já tem mais de 1700 casos notificados em 2022. Em todo o ano de 2021, foram cerca de 1400. 

No último dia 13 de abril, uma mulher de 45 morreu de dengue em Teresina. A vítima possuía várias comorbidades. No Piauí, os casos de dengue aumentaram 489% em relação ao mesmo período de 2021, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde.

Veja abaixo a nota da prefeitura:

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, foi diagnosticado, na quarta-feira (13), com a Dengue. Ele apresentou febre e dor de cabeça. O prefeito segue tomando medicação em casa e se recupera.

Ranking dos municípios

Os cinco municípios com maior incidência a cada 100 mil habitantes são: Curimatá, São Pedro do Piauí, Antonio Almeida, Santa Filomena e Novo Santo Antônio. Já entre as cinco cidades com os maiores número de casos de dengue estão Teresina (424), Campo Maior (227), São Pedro do Piauí (197), Curimatá (166) e Piracuruca (107). Com relação à febre Chikungunya as cidades com maior incidência para 100 mil habitantes são; São Pedro,Oeiras, São Julião, Curralinhos, Alagoinhas do Piauí e Simplício Mendes.

Quais são os sintomas e como tratar?

Os sintomas da dengue costumam aparecer de 3 a 15 dias após a pessoa ser picada por um mosquito infectado com o vírus. A doença dura de dois a sete dias e costuma se manifestar de uma forma mais fraca na primeira ocorrência (dengue clássica), podendo evoluir para casos mais graves, inclusive a morte, a partir de uma segunda infecção (dengue hemorrágica).

 

O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti
Reprodução

   

A maioria dos casos de dengue tem cura espontânea, não tendo um tratamento específico para a doença. No entanto, em caso de suspeita, é importante a confirmação do diagnóstico com um profissional da Saúde para monitorar e evitar o choque hemorrágico, que pode provocar problemas graves a diversos órgãos e colocar a vida da pessoa em risco.

O tratamento varia de acordo com cada caso. Entretanto, em geral, é focado em aliviar os sintomas e incluem: