O Piauí recebeu 24 unidades – que equivalem a três doses da medicação – do antídoto fomepizol, medicamento utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, geralmente associadas ao consumo de bebidas adulteradas. O envio faz parte da distribuição realizada pelo Ministério da Saúde, que repassou o lote aos estados e ao Distrito Federal nessa quinta-feira (9).
Ao todo, o ministério recebeu 2,5 mil unidades do medicamento para reforçar o estoque estratégico do SUS, garantindo resposta rápida a possíveis casos de intoxicação. Do total, 1.000 ampolas permanecerão armazenadas no estoque estratégico nacional.
Márcio Sales/Ascom Sesapi
“O Piauí foi considerado como décimo na ordem de prioridade de distribuição. De acordo com as análises epidemiológicas do Ministério da Saúde, a quantidade estimada de três doses seria suficiente para atender às possíveis demandas no estado. A assistência farmacêutica disponibilizará o medicamento imediatamente após a confirmação do diagnóstico, seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria da Saúde do Piauí”, disse o diretor da Unidade de Assistência Farmacêutica (Duaf) da Sesapi, Manoel Pinheiro.
De acordo com o gestor, equipes já estão mobilizadas para transportar o medicamento, caso necessário, além da disponibilização de etanol injetável. “A assistência farmacêutica disponibilizará o medicamento imediatamente após a confirmação do diagnóstico, seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria da Saúde do Piauí. Adicionalmente, o etanol injetável também está sendo disponibilizado. O Ministério da Saúde enviará este antídoto aos locais com casos confirmados clínica ou laboratorialmente, por meio de transporte terrestre (VT-LOG) ou aéreo”, finalizou o diretor.