CBF define novo presidente neste domingo (25) - A10+ Esportes
A10+ Esportes
ESPORTES

CBF define novo presidente neste domingo (25)

Samir Xaud, presidente da Federação de Roraima, é o único candidato


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) vai definir, neste domingo (25), o novo presidente da entidade. A eleição, marcada para começar às 10h30, acontece depois do afastamento de Ednaldo Rodrigues do cargo.

A votação de hoje tem apenas uma chapa, com Samir Xaud, presidente da Federação de Roraima, como único candidato. O médico e empresário de 41 anos recebeu o apoio antecipado de 19 federações estaduais — a cláusula mínima para registro de candidatura é de oito entidades e cinco clubes. Xaud deve se confirmado novo presidente da CBF, já que esse grupo reúne 57 votos, número suficiente para garantir a vitória.

 
CBF define novo presidente neste domingo (25)
Staff/ CBF
 

Um movimento organizado por mais de 30 clubes da Série A e B se formou nos últimos dias, mas não atingiu apoio suficiente para formalizar uma candidatura alternativa. O candidato apoiado era Reinaldo Carneiro, presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol).

Vale lembrar que a nova eleição acontece um dia antes de Carlo Ancelotti cumprir o primeiro compromisso como novo técnico da seleção brasileira. Nesta segunda-feira (26) o treinador vai anunciar a primeira lista de jogadores convocados para as Eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo.

Ednaldo Rodrigues

Ednaldo Rodrigues, foi reeleito presidente no dia 24 de março para um mandato de quatro anos, de março de 2026 a março de 2030. No último dia 15 de maio, porém, o TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) determinou o afastamento do então presidente, e de toda a diretoria da entidade. A decisão foi do desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, da 19ª Câmara Cível do TJRJ.

  
Ednaldo Rodrigues é afastado da presidência da CBF
Rafael Ribeiro/CBF
 
 
 

Esta foi a segunda vez que o TJ-RJ destituiu Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol. Em dezembro de 2023, o dirigente deixou o cargo por apenas um mês e retornou ao comando por decisão de Gilmar Mendes, do STF.

Fonte: R7


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Portal A10+

Portal A10+

Análises, cobertura e tudo sobre o esporte local e nacional!

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual editoria do A10+ você mais gosta de acompanhar por aqui?

ver resultado