📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Os atletas que representaram o Piauí no Campeonato Brasileiro de Karatê, etapa Rio de Janeiro, conquistaram a classificação para a seletiva da Seleção Brasileira da modalidade. A equipe conquistou cinco medalhas na competição realizada em Macaé (RJ): dois ouros, duas pratas e um bronze.
Os atletas medalhistas foram Kayo Régio, que conquistou ouro na categoria kumite e prata na kata; Amanda Raquell, campeã na categoria kumite; e Luís Gustavo e João Gabriel, que também subiram ao pódio no kumite.

Amanda Raquell, campeã na categoria kumite cadetes -47kg feminino, ressaltou a importância da classificação, já com foco na próxima etapa. “ Foram muitos treinos para conseguir esse resultado. Agora, já estou pensando na próxima disputa, que será em Aracaju, onde terei a oportunidade de entrar para a Seleção Brasileira”, disse.
Dos atletas classificados, três são contemplados pelo Bolsa Atleta, programa do Governo do Estado que tem sido fundamental para o fortalecimento do karatê piauiense. Os valores pagos mensalmente, auxiliam na preparação para competições de alto rendimento.
Outro fator de desenvolvimento da modalidade no estado é o patrocínio voltado para o karatê concedido por meio do Sistema Estadual de Incentivo ao Esporte (Siespi). De acordo com o presidente da Federação Piauiense de Katatê, João Soares, com o apoio do Siespi foi possível a compra de materiais para a modalidade, a manutenção de uma escolinha e a realização de um evento nacional. “A classificatória para o campeonato brasileiro, em outubro de 2024, em Teresina, onde atletas marcaram pontos no ranking nacional, possibilitou uma quantidade maior de jovens alunos que vivenciaram um evento com atletas de outros estados e inic
A secretária dos Esportes do Piauí, Josiene Campelo, destacou a importância do suporte governamental ao karatê e a evolução da modalidade no estado. “Estamos muito orgulhosos dos nossos atletas, que vêm representando o Piauí com garra e talento. O apoio da Secepi, por meio do Bolsa Atleta e do Siespi, tem proporcionado melhores condições de treinamento e competição, o que se reflete nesses excelentes resultados no cenário nacional”, ressaltou.
A competição contou com a participação de atletas de 22 estados. Pela seleção piauiense, competiram Ana Laura Lopes, Kayo Régio Gomes, Luís Gustavo Nogueira, Amanda Raquell Pereira e João Gabriel Prado.
Com essa classificação, os atletas do Piauí agora se preparam para a seletiva final da Seleção Brasileira de Karatê, que será realizada em Aracaju, Sergipe, entre os dias 30 de abril e 4 de junho. O objetivo é garantir uma vaga na seleção nacional e representar o Brasil em competições internacionais.
Fonte: Portal A10+