A10Cast #05: a crise no transporte público de Teresina; pesquisador e auditor do TCE falam sobe o tema. Assista! - A10Cast
A10Cast
ENTREVISTA

A10Cast #05: a crise no transporte público de Teresina; pesquisador e auditor do TCE falam sobe o tema. Assista!

Luan Rusvell e Bruno Cavalcanti conversaram com a apresentadora Lídia Brito sobre motivos de crise e o que poderia mudar na capital


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Foi ao ar neste domingo (16) o 5º episódio do A10 Cast, podcast da TV Antena 10 que vai ao ar todo domingo das 9h às 10h na TV Antena 10. Os entrevistados dessa semana foram Bruno Cavalcanti, auditor do Tribunal de Contas do Piauí, e Luan Rusvell, pesquisador de mobilidade urbana, que conversaram sobre a crise do transporte que Teresina passa e quais medidas poderiam ser tomadas para uma solução. 


O auditor fiscal Bruno Cavalcanti comentou sobre a auditoria do TCE-PI, que sugeriu que o valor da passagem fosse de R$ 9,80 caso não houvesse subsídio da Prefeitura de Teresina para ajudar nas contas.  

A10Cast #05: auditor Bruno Cavalcanti e pesquisador Luan Rusvell explicam crise do transporte público em Teresina; ASSISTA!
TV Antena 10

   

“Essa auditoria foi instaurada a partir de um pedido da Alepi que queria que a gente entendesse um pouco o que acontecia com o sistema de transporte público de Teresina. Todo mundo tem informações da precariedade da prestação de serviços e a gente notou que havia um debate, um jogo de empurra empurra multo grande com relação às verdadeiras causas da crise. O que a gente precisava e buscou foi ter uma compreensão aprofundada do que aconteceu com o sistema de transporte e porque ele se encontrava daquele jeito”, explicou. 

A auditoria, segundo Bruno, contabilizou os valores que deveriam ser tirado dos bolsos dos usuários caso não houvesse um raio do valor junto com a Prefeitura de Teresina. Os números, segundo ele, mostram a importância de uma parceria com a gestão municipal e como o subsídio é indispensável para diminuir o valor para a população

“Esse R$ 9,80 foi um rateio do custo operacional para o número de usuários que a gente estava prevendo. A gente queria com esse número mostrar para a Prefeitura que se não ouvisse o subsídio, o custo operacional demandaria uma tarifa desse valor, foi pra sinalizar a importância do subsídio. Queríamos mostrar a questão do subsídio como prioridade, porque se nao houvesse isso ia demandar uma tarifa muito mais alta”, disse. 

O pesquisador Luan Rusvell disse que é viável uma mudança no transporte para que ele volta a funcionar plenamente para atender a população. 

“Nos que somos pesquisadores não temos duvidas que é viável em cidades do brasil, assim como em Teresina, achar uma solução. O subsídio do poder publico é fundamental para que a gente tenha um sistema de transporte publico de qualidade. É preciso ter o repasse. Chegamos hoje em uma conjuntura de cidade onde reconhecemos que o transporte público é um serviço essencial para todo mundo”, finalizou. 

O A10Cast vai ao ar todo domingo das 9h às 10h na TV Antena 10. O programa também é disponibilizado na íntegra no YouTube após exibição na TV. Siga o perfil no instagram: @a10cast.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Sob o comando de Lídia Brito

Sob o comando de Lídia Brito

O primeiro podcast da TV Antena 10. Todo domingo às 9h da manhã

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Você gosta de acompanhar as notícias por qual rede social?

ver resultado