Do Exterminador do Futuro à sala de aula: Dalson Carvalho fala sobre o impacto da IA no dia a dia - A10Cast
A10Cast
A10CAST

Do Exterminador do Futuro à sala de aula: Dalson Carvalho fala sobre o impacto da IA no dia a dia

Especialista em inteligência artificial foi o convidado do A10Cast desta semana; assista agora!


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O especialista em Inteligência Artificial, Dalson Carvalho, foi o convidado do A10Cast, deste sábado (18). Na entrevista, ele falou sobre avanço da Inteligência Artificial e seus impactos na sociedade, no trabalho e na educação. Além de  análises sobre as transformações que o mundo deve enfrentar nos próximos anos.

Com o avanço e o aperfeiçoamento das inteligências artificiais, que evoluem constantemente com sistemas capazes de redigir textos, dirigir veículos, diagnosticar doenças e até criar obras artísticas, surge uma dúvida antiga, popularizada por filmes como O Exterminador do Futuro e outras ficções científicas: será que as máquinas podem se voltar contra os humanos? Segundo Dalson, a tecnologia disponível atualmente ainda não possui essa capacidade.


“Eu acho que elas estão sendo bem preparadas, bem programadas, de uma forma que não vão se voltar contra a gente. No final das contas, essas ferramentas são planejadas, mas o uso é dado pela cabeça de cada pessoa. A IA tem potencial para o bem e para o mal, assim como a internet. Mas, da forma como ela é criada, não tem como ela se virar contra nós”, afirmou o especialista.

Apesar de um futuro distópico com a revolução das máquinas ainda estar distante da realidade, Dalton destacou  que o impacto da IA sobre o mundo do trabalho é inevitável  e será profundo.

“Todo o trabalho que a Inteligência Artificial puder ter a oportunidade de tomar, ela vai tomar. Se o seu trabalho for um trabalho que pode ser substituído pela IA, será. Não tem como escapar disso nos próximos anos”, alertou.

Ele explicou que funções mecânicas ou automáticas, que não exigem criatividade ou raciocínio, são as mais vulneráveis à substituição. “Vamos imaginar, por exemplo, uma linha de produção ou uma pessoa que trabalha em uma hamburgueria. O trabalho dela é totalmente mecânico. Ela não utiliza o intelecto, o raciocínio ou a criatividade, que são características que a IA ainda não consegue replicar.”

Durante o bate-papo, Dalson comparou o avanço da Inteligência Artificial com o início da internet, uma tecnologia que, segundo ele, também gerou medo e desconfiança no começo. Para ele, a IA se implementada no dia a dia pode trazer vários benefícios e otimizar processos. “A IA, quando você coloca no seu dia a dia, se parece muito com a internet. Hoje ninguém vive sem ela. Se você desligar a internet do mundo, você para bancos, saúde, trânsito. A mesma coisa está acontecendo com a IA”, disse. 

O especialista destacou ainda a velocidade com que essa revolução está acontecendo:  “A internet levou 18 anos para ter a quantidade de usuários que tem hoje. A inteligência artificial levou dois. É uma curva vertiginosa, uma subida de montanha-russa. A expectativa é que tudo isso aconteça nos próximos dez anos. Estamos imaginando um mundo totalmente diferente”, ressaltou. 

Inteligência Artificial e educação

Dalson Carvalho também falou sobre o impactos do uso de Inteligência Artificial na área da educação. Ele defendeu o uso da tecnologia como aliada do aprendizado, mas que deve ser usado com responsabilidade. 

Do Exterminador do Futuro à sala de aula: Dalson Carvalho fala sobre o impacto da Inteligência Artificial no dia a dia
Eduardo Cunha/ TV Antena 10

 

“É muito prazeroso utilizar a inteligência artificial para aprender, mas você realmente tem que guiar esses alunos. Hoje existem IAs que respondem provas com 83% de acerto. Isso acaba sendo um problema para as faculdades, principalmente as baseadas em EAD”, pontuou.

Ele revelou que as instituições de ensino estão repensando o modelo de avaliação justamente por causa do avanço das inteligências artificiais. “Estamos aprendendo a usar esse mecanismo de forma correta. A IA é uma ferramenta poderosa, mas precisa ser bem direcionada”, disse.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Podcast da TV Antena 10

Podcast da TV Antena 10

Todo sábado, às 13 horas

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Por onde você acompanha os conteúdos do A10mais.com?

ver resultado