📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Em 2025, o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), atuou intensamente no âmbito das ações de engenharia e recursos hídricos, executando obras que ampliam a segurança hídrica, reduzem a vulnerabilidade das comunidades, fortalecem a prevenção e a resposta aos efeitos dos eventos climáticos em todo o estado.
Entre as principais ações, destacam-se a perfuração de poços e a implantação de sistemas de abastecimento de água em diversos municípios, como São João do Arraial, Paulistana, Aroeiras do Itaim, Floriano, Oeiras, Francinópolis e Itainópolis.

Também foram executadas obras de infraestrutura viária, como a construção de três pontes na zona rural dos municípios de Nossa Senhora dos Remédios e Cristino Castro, sob o rio Gurguéia, melhorando o acesso e a mobilidade das comunidades locais.
Além disso, a Defesa Civil realizou a construção de passagens molhadas nos municípios de Betânia do Piauí, São Miguel da Baixa Grande, Aroeiras do Itaim, Alegrete do Piauí, Aroazes, Miguel Alves e São Félix do Piauí, assegurando travessias mais seguras, especialmente durante o período chuvoso.
Segundo o diretor de Engenharia da Sedec, Eduardo Apolônio, as obras foram fundamentais para garantir acesso e segurança às comunidades beneficiadas. “Nosso objetivo é fornecer acesso seguro mesmo em períodos de chuva, evitando que os moradores fiquem isolados, garantindo a mobilidade e maior qualidade de vida para todos”, destaca o diretor.
No município de Picos, foram realizadas obras de construção de bueiros e pavimentação de vias, proporcionando melhor escoamento das águas pluviais e mais qualidade e segurança para quem transita pela região.
O secretário da Defesa Civil, Nerinho, reforça que uma das grandes obras de 2025 foi a recuperação da barragem de Batemaré, em Paulistana – intervenção essencial para garantir segurança hídrica, proteção e tranquilidade para a população. “Trata-se de uma obra importantíssima, pois trará proteção para as pessoas da região e promoverá o melhoramento hidráulico do sangradouro”, enfatiza o secretário.
Fonte: Governo do Piauí