Agiotagem: mais de 10 prisões, organização de tarefas e colombianos envolvidos; tudo sobre a 2ª fase da Operação Macondo no Piauí - Balanço Geral Piauí
Balanço Geral Piauí
POLÍCIA

Agiotagem: mais de 10 prisões, organização de tarefas e colombianos envolvidos; tudo sobre a 2ª fase da Operação Macondo no Piauí

Delegado explica alcance do esquema no país e a estrutura criminosa utilizada para a concessão ilegal de empréstimos a juros abusivos


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O delegado Matheus Zanatta deu mais detalhes à TV Antena 10 sobre a deflagração da segunda fase da Operação Macondo, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada em agiotagem. Até o momento, 14 pessoas foram presas, nove estão foragidas e os investigados de origem estrangeira deverão passar por processo de deportação.

Colombianos e venezuelanos estão envolvidos no esquema. Durante a entrevista, o delegado explicou como a organização atua, o alcance do esquema no país e a estrutura criminosa utilizada para a concessão ilegal de empréstimos a juros abusivos.

  

Operação Macondo: delegado informa que 14 pessoas foram presas e estrangeiros devem ser deportados
TV Antena 10

   

"Foram 23 prisões decretadas, conseguimos cumprir 14 prisões e 9 estão foragidos. Esses colombianos estão em todo o Nordeste, praticamente em todo o Brasil fazendo essa prática da agiotagem. Funciona como uma franquia, onde cada grupo de estrangeiro tem sua área de atuação. Como, por exemplo, cada grupo atua na zona sul, norte, leste... É uma organização criminosa com divisão de tarefas, onde tem o que entrega o dinheiro, o que faz o empréstimo, o que faz a cobrança e quem faz a contabilidade", explicou o delegado Matheus Zanatta.

Além das prisões já realizadas, a Polícia Civil também vai aprofundar as investigações a partir da análise do material apreendido. A perícia nos celulares dos investigados deve revelar novas informações sobre o funcionamento do esquema e possíveis outros envolvidos.

  

Polícia deflagrou Operação Macondo II nesta quinta-feira (05)
Divulgação

   

"Vamos pedir a prisão preventiva dessas pessoas, hoje elas estão presas temporariamente. Vamos informar à Polícia Federal e lá vai ser aberto o procedimento para essas pessoas serem deportadas", disse o delegado Matheus Zanatta à TV Antena 10.

A expectativa é que até o final da tarde o número de presos aumente, com o cumprimento de novos mandados.

Entenda o caso

A investigação apura um esquema de concessão irregular de crédito a pequenos comerciantes e trabalhadores informais nos estados do Piauí, Maranhão e Ceará.

A Justiça determinou ainda a indisponibilidade de valores de até R$ 1 milhão em contas vinculadas aos 27 investigados, com o objetivo de impedir o esvaziamento patrimonial dos suspeitos. As investigações apontam que os envolvidos mantinham movimentações financeiras milionárias, incompatíveis com suas capacidades formais declaradas.


Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Sob o comando de Beto Rego

Sob o comando de Beto Rego

De segunda a sexta, às 11h30 da manhã

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Você gosta do A10Cast, podcast da TV Antena 10?

ver resultado