📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A Secretaria de Segurança Pública deflagrou na manhã desta sexta-feira (19) a Operação Cobre Sujo, com o objetivo de combater o furto de cabos de cobre pertencentes à estrutura do Sistema Público de Videomonitoramento Urbano com Inteligência Artificial (SPIA) e desarticular pontos de receptação do material ilícito na capital. O coronel Pitombeira conversou com a TV Antena 10 sobre os recorrentes casos de roubo de cobre registrados na capital.

De acordo com o coronel, o crime causa prejuízos diretos ao patrimônio público e é impulsionado pela valorização do cobre no mercado ilegal.
“Um crime contra o patrimônio público. Os indivíduos têm furtado com o objetivo de pegar o cobre, um metal que tem um valor agregado. Quem fomenta o crime contra o patrimônio, seja ele qual for, como também o roubo de celular, é o consumidor final, o receptor. A polícia está acompanhando”, disse o coronel Pitombeira.

O comandante também destacou que ações policiais já resultaram em prisões e operações específicas para combater esse tipo de crime, como a prisão de uma quadrilha com seis suspeitos em 2023. O grupo foi detido em 2023 e, segundo a polícia, levava o material furtado para o estado do Ceará.
“Foram feitas algumas prisões, inclusive foi feita uma operação que prendeu um grupo de seis cearenses que estavam uniformizados, caracterizados como de empresa de suporte de fiação, mas estavam roubando essas fiações para levar para o Ceará. Havia até a possibilidade de envolvimento com facção criminosa”, afirmou o coronel Pitombeira.

Fonte: Portal A10+