📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A trajetória de vitórias de Amanda Raquel, de apenas 15 anos, tem chamado a atenção dentro e fora dos tatames. Dona de várias medalhas conquistadas em competições nacionais de karatê, a jovem atleta é considerada uma das grandes promessas do esporte piauiense. Mas, para alcançar resultados expressivos, Amanda mantém uma rotina marcada pela disciplina, dividindo o tempo entre os treinos e os estudos.
A adolescente é estudante do 1º ano do Ensino Médio no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Domício Magalhães, localizado no bairro Promorar, na zona Sul de Teresina. Na escola, ela conta com o apoio de professores e colegas, que acompanham de perto sua trajetória de dedicação e conquistas.
O interesse pelo karatê surgiu quando Amanda tinha apenas 11 anos. Segundo ela, o principal incentivador foi o tio, que atualmente também é seu treinador. Apesar da resistência inicial, a jovem acabou se apaixonando pela modalidade.
"Primeiramente, o meu tio me chamou para eu participar do karatê, só que eu não queria. Aí, um certo dia, eu arrumando umas coisas com a minha mãe, vi um monte de troféus, medalhas e vídeos. Eu perguntei de quem eram os troféus e as medalhas, e ela disse que eram do meu tio. Aí eu pensei: 'Quer saber? Eu vou conhecer. Ele me chamou, deixa eu conhecer, vai que eu gosto'. Vi alguns atletas também participando e, quando eu pratiquei, eu me apaixonei pelo karatê. E aí comecei a competir", disse Amanda Raquel.
A primeira competição longe de casa também marcou a trajetória da atleta. O nervosismo foi inevitável, mas os conselhos do treinador ajudaram Amanda a superar a ansiedade e focar no desempenho.

"Fiquei nervosa. Minha primeira competição fora foi lá em Brasília, que foi o JEBs. Competi e a primeira coisa que ele disse foi: 'Não fique nervosa, calma, respire fundo, vai dar certo, faça o que você treinou'", contou Amanda.
Além de sonhar alto no esporte, Amanda faz questão de manter o foco na educação. A jovem afirma que pretende seguir carreira na área da saúde, mas sem abandonar a paixão pelo karatê.
"Eu quero ser dentista e também professora de karatê, para incentivar outros alunos a revelarem seu talento, porque eu tenho certeza de que cada um de vocês tem um talento. O karatê me ensinou a ter muito respeito, não só dentro do tatame, mas também fora dele, com os amigos, com os professores, com os pais e com os atletas do karatê. E muita disciplina e foco, sempre nos estudos. É uma coisa que eu também incentivo meus irmãos a fazerem", explicou a jovem.
O exemplo da atleta já inspira outros estudantes da escola. Para a amiga Isabelle, a dedicação e os resultados alcançados por Amanda servem como motivação para jovens que desejam seguir no esporte, mas ainda enfrentam inseguranças.

"É uma inspiração porque vai que tem alguns alunos que também querem ser como ela, querem seguir nessa carreira e têm medo ou vergonha. Com ela vencendo, conseguindo resultados e com os apoios da Seduc, principalmente, eles conseguem ter mais determinação para seguir a mesma carreira que ela. Eu admiro muito e acho isso muito interessante", disse Isabelle, amiga de Amanda.
O reconhecimento também vem da família, dos colegas e até de pessoas que acompanham suas conquistas. Amanda conta que se sente feliz ao saber que sua história tem servido de inspiração para outras pessoas.
"Muita gente diz que eu sou sua inspiração e eu fico muito feliz com isso. Meus irmãos também falam que eu sou muito boa e que eu nunca devo desistir dos meus sonhos. Toda vez eles ficam me ajudando ainda mais a treinar. Quando eu não treino no dojô, eles me ajudam a treinar. E do mesmo jeito eu vou ajudar, porque, da mesma forma que eles me ajudaram, eu vou ajudar também. Muitos colegas já pararam para tirar foto comigo e já falaram que eu sou inspiração. Eu fico muito feliz com isso e muito grata também. É muito bom praticar um esporte, não ficar só no celular fazendo bobeira", relata a estudante e atleta piauiense.

Entre as diversas medalhas conquistadas pela jovem atleta, a mais recente tem um significado especial. Amanda subiu ao lugar mais alto do pódio na primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Karatê, realizada em São José dos Pinhais, no Paraná. Apesar da conquista, ela garante que o principal objetivo ainda está por vir.
"Eu quero muito entrar na Seleção Brasileira e também competir nas Olimpíadas. Vai ser mais um sonho conquistado. Vou treinar bastante, focada, porque o meu único objetivo é trazer essa medalha. Eu tenho fé que um dia vou conseguir realizar esse sonho", finalizou.
Fonte: Portal A10+