EXCLUSIVO: veja imagens da chegada de Tatiana Medeiros ao QCG da PM em Teresina - Balanço Geral Piauí
Balanço Geral Piauí
NO PIAUÍ

EXCLUSIVO: veja imagens da chegada de Tatiana Medeiros ao QCG da PM em Teresina

Juiz do TRE manteve a prisão da vereadora que, segundo a polícia, é envolvida com facção criminosa


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A TV Antena 10, afiliada à RECORD no Piauí, flagrou com exclusividade a chegada da vereadora Tatiana Medeiros à sede do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí. A parlamentar teve a prisão preventiva mantida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) na manhã desta sexta-feira (04). Ela permanecerá detida em uma sala de Estado-Maior enquanto aguarda o desenrolar da investigação.

A parlamentar é investigada em um inquérito que aponta indícios de que a campanha eleitoral dela foi custeada com recursos ilícitos oriundos, bem como de desvios de recursos públicos da instituição não governamental. Ela já havia sido afastada do cargo de secretária geral da comissão executiva do PSB.

A juíza Melissa de Vasconcelos, coordenadora do Núcleo de Garantias do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), em conversa com a imprensa nesta sexta-feira (04) deu detalhes sobre a audiência de custodia. A magistrada destacou que a vereadora ainda está na fase de investigação e que não há, até o momento, um processo formal contra ela. “É uma etapa natural em todos os atos em que acontece prisão", afirmou a juíza.

  

Vereadora Tatiana Medeiros TV Antena 10

   

A magistrada também mencionou que o caso de Tatiana é um entre muitos inquéritos em andamento no TRE-PI. Somente hoje há mais de 150 inquéritos tramitando. Sobre os próximos passos da investigação, a juíza explicou que o inquérito será concluído pela Polícia Federal e encaminhado ao Ministério Público, que decidirá se apresenta ou não denúncia contra a vereadora.

“A vereadora não é ré em processo, ela é investigada. Dependendo desse relatório, pode ou não ser ofertada uma denúncia. Ofertada denúncia, o juiz vai avaliar, se recebe e passa então a uma outra fase, que é a fase de instrução”, concluiu.

Investigação por compra de votos e polêmicas

A vereadora Tatiana Medeiros (PSB) foi presa, na manhã desta quinta-feira (03), em sua residência durante a Operação Escudo Eleitoral, deflagrada pela Polícia Federal. O A10+ apurou que a prisão envolve compra de votos nas eleições de 2024. A parlamentar está no centro de uma polêmica após a prisão do então namorado membro de uma facção criminosa.  

  

Alegando viagem de descanso, vereadora Tatiana Medeiros estava com o namorado, foragido da justiça, em hotel de BH
Reprodução

   

"A investigação, iniciada após a divulgação dos resultados das Eleições 2024, identificou elementos que apontaram vínculo entre candidata eleita ao cargo de vereadora na capital piauiense e expoente de facção criminosa violenta com grande atuação no estado. Há indícios de que a campanha eleitoral da parlamentar foi custeada com recursos ilícitos oriundos de facção criminosa, bem como de desvios de recursos públicos de uma instituição não governamental", afirmou a PF.

A organização não governamental, criada por ela, foi alvo de operação da PF, com o objetivo de investigar a atuação de facções criminosas no processo eleitoral das Eleições municipais de 2024 em Teresina. Outros três endereços também receberam agentes da PF para buscas durante a ação. Cerca de R$ 100 mil foram apreendidos nos endereços. 

Na operação, além da prisão e das buscas, o Juízo Eleitoral determinou a suspensão das atividades da ONG, com o consequente impedimento de receber qualquer novo aporte de recursos, e a proibição dos suspeitos afastados de suas funções de frequentarem os locais que trabalhavam e de manter contato com outros servidores.

O cumprimento dos mandados de busca e apreensão ocorreu um mês após o companheiro de Tatiana, Alandilson Cardoso Passos, ser preso por envolvimento com a facção Bonde dos 40. A prisão ocorreu em um hotel de Belo Horizonte, Minas Gerais, onde, segundo a vereadora, ele estaria lhe acompanhando em uma viagem de descanso, após campanha.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Sob o comando de Beto Rego

Sob o comando de Beto Rego

De segunda a sexta, às 11h50 da manhã

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual seu telejornal preferido da TV Antena 10?

ver resultado