📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A Polícia Civil do Piauí (PCPI) está alertando a população sobre um novo tipo de golpe em que criminosos utilizam ferramentas de Inteligência Artificial para clonar vozes e enganar familiares das vítimas. A prática começa com uma simples ligação telefônica, durante a qual os golpistas captam a voz da pessoa que atende. A partir desse breve áudio, eles conseguem gerar gravações falsas que imitam o timbre da vítima, enviando-as depois para familiares com o objetivo de aplicar golpes financeiros.
Segundo o delegado Humberto Mácola, a tática tem se tornado cada vez mais comum, especialmente no Sul e no Sudeste do país. "É o golpe da ligação silenciosa ou da ligação muda. O criminoso liga para a primeira vítima, que responde. A partir daí, o criminoso consegue gravar o timbre de voz e consegue transmutar usando a Inteligência Artificial. Eles reproduzem falas para enganar a segunda vítima, que é um parente, um familiar", disse o delegado Humberto Mácola.

O delegado reforça que os criminosos utilizam esses áudios para solicitar dinheiro sob diversos pretextos. Ele alerta ainda para que a população não atenda ligações de números desconhecidos e que não estejam em sua agenda.
"Eles pedem dinheiro para pagar um boleto. É muito importante que as pessoas tomem muito cuidado. Ao atender ligações de números desconhecidos, não fale nada; espere a pessoa do outro lado falar, perguntar alguma coisa. Mas lembrando que nossa recomendação é sempre não atender números desconhecidos", explicou o delegado Humberto Mácola à TV Antena 10.
Ainda de acordo com Mácola, o Brasil está entre os países que mais sofrem ataques cibernéticos, o que torna a população ainda mais vulnerável.

"O Brasil hoje está no topo do ranking de países que mais sofrem ataques cibernéticos, ataques de golpistas. Então é muito importante ter cuidado. A Inteligência Artificial é uma tecnologia muito importante, mas os criminosos estão a utilizando também. A gente precisa apurar a nossa segurança digital. As demandas estão muito grandes no Sul e no Sudeste e isso nos foi enviado como um alerta. Precisamos ter cuidado com ligações, mensagens, sites e afins", finalizou o delegado.
Fonte: Portal A10+