Maioria dos artistas usam inteligência artificial nas músicas, diz estudo - A10+ POP
A10+ POP
MÚSICA

Maioria dos artistas usam inteligência artificial nas músicas, diz estudo

Plataforma ouviu 1.241 músicos com níveis de experiência variados, de iniciantes a profissionais


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Um estudo revelou que 87% dos artistas entrevistados usam inteligência artificial (IA) em alguma etapa do processo criativo de uma música.

“Os artistas agora usam IA em algum ponto do seu fluxo de trabalho, desde tarefas técnicas de produção até suporte criativo e de promoção. Os artistas relatam que essas ferramentas os ajudam a fazer coisas que, de outra forma, não conseguiriam devido à falta de habilidades ou de tempo”, diz a pesquisa.

 

Maioria dos artistas usam inteligência artificial nas músicas, diz estudo
Pexels

 

Para realizar o levantamento, a plataforma Landr conversou com 1.241 artistas com níveis de experiência variados, de iniciantes a profissionais. Eles responderam a mais de 30 perguntas online e grande parte admitiu ter incorporado a IA ao próprio trabalho.

Entre as diferentes formas de uso da tecnologia, a maior parte dos entrevistados afirmou recorrer a ela para criar capas de álbuns.

Segundo o estudo:

  • 29% dos entrevistados utilizam geradores de músicas em alguma etapa do seu fluxo de trabalho, especialmente para criar partes de músicas como vocais e instrumentos;
  • 40% têm interesse em experimentá-los, particularmente para partes ou ideias de músicas, em vez de faixas completas.

Músicas feitas por IA

Recentemente, uma pesquisa mostrou que a maior parte das pessoas não consegue diferenciar músicas geradas por inteligência artificial das reais. O teste foi feito com nove mil voluntários de oito países, entre eles Brasil, Estados Unidos e Japão.

Os participantes ouviram três trechos diferentes, dois feitos pela tecnologia e um por compositores reais. O resultado impressionou: 97% pensaram que as canções produzidas por IA eram de humanos.

A discussão sobre o impacto da tecnologia na indústria da música ganhou força após o surgimento da banda The Velvet Sundown, que viralizou em uma plataforma de streaming musical, até que o público descobriu que seus trabalhos não eram feito por pessoas reais. Em setembro, a plataforma anunciou que retirou mais de 75 milhões de faixas criadas por IA em 12 meses.

Fonte: R7


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Redação

Redação

Coluna de entretenimento do portal da TV Antena 10

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Por onde você acompanha os conteúdos do A10mais.com?

ver resultado