Ciro Nogueira crê na vitória de Bolsonaro e afirma que eleição é disputa "futuro x passado" - Eleições 2022
Eleições 2022
ELEIÇÕES 2022

Ciro Nogueira crê na vitória de Bolsonaro e afirma que eleição é disputa "futuro x passado"

Em entrevista, ministro da Casa Civil fez duras críticas a Wellington Dias


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Vestido de verde e amarelo, com uma camisa da seleção brasileira, o ministro-chefe da Casa Civil Ciro Nogueira (Progressistas) votou na manhã deste domingo (30) em uma escola na zona Leste de Teresina. Em entrevista à imprensa, Ciro afirmou que está confiante na vitória de Jair Bolsonaro (PL) contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O ministro classificou a eleição como uma disputa entre o futuro x passado. Ciro Nogueira avaliou que a diferença de votos entre Bolsonaro e o ex-presidente Lula, neste segundo turno, terá uma diminuição de 10% no Piauí. Ele acredita que o melhor desempenho do presidente no estado será em Teresina.

  

Ciro Nogueira crê na vitória de Bolsonaro e afirma que eleição é disputa "futuro x passado"
Anna Paula Couto / A10+

  

"A melhor possível [expectativa]. Presidente Bolsonaro fez uma campanha belíssima, nós temos hoje uma disputa entre o futuro contra o passado [atraso]. Agora temos um país, não tenho dúvida, se continuar neste ritmo, será uma das cinco economias do mundo. Eu acho que não podemos retroceder, vamos avançar. Vamos melhorar a votação no primeiro turno, vamos aumentar bem em Teresina. Temos condições de diminuir a diferença em torno de 10% aqui no Piauí”, declarou.

No primeiro turno, o ex-presidente Lula alcançou 1,5 milhão de votos no estado, o que representa 74,25% do eleitorado. A diferença foi de mais de um milhão de votos sobre Bolsonaro, que apareceu na segunda colocação com 19,90% da preferência do eleitorado piauiense (406 mil).  

Ainda em entrevista, o ministro Ciro Nogueira declarou que, caso vença, Bolsonaro terá consistência para governar, visto a majoritária bancada de apoiadores que foi eleita no Congresso Nacional. Ele pontuou ainda que, caso Lula seja vitorioso, o petista terá que coptar deputados, ou seja, dispensar condições ou formalidades ordinariamente exigidas para governar o país.

  

Ciro Nogueira usava camisa com o número 22 do presidente Jair Bolsonaro
Anna Paula Couto / A10+

  

“Qualquer que seja o candidato [vencedor] vai sair com 50% de rejeição. Só que o presidente Bolsonaro tem o Congresso, elegeu 80% dos deputados e senadores. É um homem que tem a capacidade de governar sem coptar ninguém. Lula, se ganhar a eleição, vai ter que coptar deputado, através da entrega ministério a porteiras fechadas, as estatais para que voltem a praticar escândalo. O Bolsonaro, não, tem às condições de fazer as mudanças e transformações, teve a coragem de anunciar o valor do [salário] mínimo muito acima da inflação que é de R$ 1,4 mil. Temos que apoiar um presidente que tem consistência, que tem projeto”, explanou.

Ciro Nogueira volta a atacar Wellington Dias

Ainda durante entrevista, o ministro Ciro Nogueira não deixou de fazer críticas ao senador eleito, Wellington Dias (PT). Segundo ele, uma eventual eleição de Lula, seria o mesmo que dar um “cheque em branco” para o ex-governador. Ele relatou que o resultado das urnas no estado será uma resposta ao petista.

  

Ministro Ciro Nogueira votou na manhã deste domingo (30) em Teresina Anna Paula Couto / A10+

   

“Hoje é um referendo não sobre Lula ou Bolsonaro, mas sobre Wellington Dias no Piauí. Todo o mal que ele fez ao Piauí, tenho certeza que a população não dará mais esse cheque em branco para o ex-governador Wellington Dias. Eu acho que hoje a votação do presidente Bolsonaro será uma resposta a todos os desmandos do Wellington Dias. Vamos melhorar muito a votação do presidente Bolsonaro”, destacou.

Questionado como seria a relação do Progressistas, em uma possível vitória de Lula, Ciro declarou: “Deus nos proteja dessa tragédia, o povo não vai permitir”, finalizou.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

A10+

A10+

Tudo sobre as eleições 2022 no cenário nacional e local

Fique conectado