Eleição suplementar de Murici dos Portelas, no Piauí, ocorrerá neste domingo (13) - Eleições 2022
Eleições 2022
POLÍTICA

Eleição suplementar de Murici dos Portelas, no Piauí, ocorrerá neste domingo (13)

Duas mulheres concorrem ao cargo de prefeita do município


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A eleição suplementar de Murici dos Portelas, região Norte do Piauí, ocorrerá neste domingo (13). Duas candidatas concorrem no pleito suplementar: Francisca das Chagas Correia de Sousa, a Chaguinha da Saúde (PSD) e Auridea Santos Portela (PTB), que terá o nome na urna, mas está com a candidatura sub júdice. 

  

Eleição suplementar de Murici dos Portelas, no Piauí, ocorrerá neste domingo (13) Agência Brasil

   

A nova eleição acontecerá após a então prefeita Ana Lina de Carvalho Cunha Nunes, do PSD, ter seu mandato cassado. Segundo a ação impetrada pela oposição, ela não poderia se candidatar em 2021 por ainda ser, na época, esposa do então prefeito do município, Dr. Ricardo Sales.

O juiz da 33ª Zona Eleitoral, José Carlos da Fonseca Lima Amorim, indeferiu o registro de candidatura de Auridea Santos. Na decisão, ele acolheu o pedido da chapa opositora, que alegou que a candidata não poderia concorrer à eleição por ter sido condenada em segunda instância, no Tribunal de Justiça do Piauí, por crime previsto na antiga Lei de Licitações, ao realizar contratação sem licitação.

  

Duas mulheres concorrem ao cargo de prefeita do município Reprodução

   

A candidatura de Auridea Santos foi indeferida por se tratar de candidata inelegível, mas ainda cabe recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI).  A cidade já começa a receber reforço de policiamento nesta quinta-feira (10).

Entenda o caso

Em janeiro deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) definiu a data e aprovou as instruções e o calendário para a realização de novas eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito de Murici dos Portelas.

O município tem 5.528 eleitores aptos para votar nesta eleição suplementar do próximo domingo. Eles serão distribuídos em 22 seções por 14 locais de votação, sendo dois na zona urbana e o restante na zona rural.


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

A10+

A10+

Tudo sobre as eleições 2022 no cenário nacional e local

Fique conectado