Em pronunciamento, Moraes pede que população vá às urnas e denuncie assédio eleitoral - Eleições 2022
Eleições 2022
BRASIL

Em pronunciamento, Moraes pede que população vá às urnas e denuncie assédio eleitoral

Presidente do TSE sugeriu diminuição da abstenção e pediu ainda que eleitores não aceitem coação na hora do voto


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, pediu neste sábado (29) que os eleitores de todo o país não deixem de comparecer às urnas no domingo (30), quando acontece o segundo turno das eleições.

"O comparecimento e o voto são os mais importantes instrumentos de cidadania para a construção de um país justo e igualitário. O comparecimento e o voto repercutirão no futuro de todos nós, de nossos pais, filhos, familiares e amigos", destacou Moraes, em pronunciamento nas cadeias de rádio e televisão.

  

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes
Alejandro Zambrana/Secom/TSE
  

Segundo Moraes, é importante reduzir a quantidade de abstenções em relação ao primeiro turno, quando 32.771.639 pessoas não compareceram às urnas, o que corresponde a 20,9% do eleitorado do país apto a votar neste ano.

"No domingo, o Brasil dará mais um importante e decisivo passo em nossa caminhada de desenvolvimento e progresso, garantindo o fortalecimento democrático e a estabilidade republicana. Vamos agora, no 2º turno, diminuir a abstenção, para juntos construirmos um país melhor."

Durante o pronunciamento, o presidente do TSE disse que os eleitores devem ter liberdade para votar. Ele pediu que os casos de assédio eleitoral sejam denunciados. "Eleitoras e eleitores, compareçam para votar com absoluta liberdade de escolha. O momento de digitar seu voto na urna eletrônica é sagrado, inviolável e individual, por isso continuarão não sendo permitidos celulares nas cabines eleitorais", declarou.

"Não permita nenhum tipo de coação, ameaça ou oferecimento de benefícios para constranger sua liberdade de votar. Assédio eleitoral é crime, inclusive se praticado pelo empregador em relação ao empregado. Denuncie o assédio eleitoral e vote com tranquilidade, consciência e liberdade", completou Moraes.

Leia a íntegra do pronunciamento de Moraes:

Parabenizo aos mais de 123 milhões de brasileiros e brasileiras que, no dia 2 de outubro, novamente, mostraram sabedoria e maturidade democrática, votando com segurança e paz no 1º turno das eleições, elegendo 27 senadores, 513 deputados federais, 1035 deputados estaduais e 15 governadores. 

Amanhã, o Brasil dará mais um importante e decisivo passo em nossa caminhada de desenvolvimento e progresso, garantindo o fortalecimento democrático e a estabilidade republicana. 

Mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores irão decidir, definitivamente, em 2º turno, quem governará o país pelos próximos 4 anos, como presidente e vice-presidente da República; além de governadores de 12 estados da Federação. 

Eleitoras e eleitores, compareçam para votar. 

O comparecimento e o voto são os mais importantes instrumentos de cidadania para a construção de um país justo e igualitário. 

O comparecimento e o voto repercutirão no futuro de todos nós, de nossos pais, filhos, familiares e amigos. 

No 1º turno, conseguimos o menor número de votos em branco e nulos das últimas cinco eleições, demonstrando o interesse e consciência dos brasileiros e brasileiras na escolha de seus representantes. 

Vamos agora, no 2º turno, diminuir a abstenção, para juntos construirmos um país melhor. 

Você que não votou no 1º turno não se preocupe. Compareça e vote normalmente amanhã. 

Para facilitar o comparecimento e auxiliar todos os eleitores e eleitoras a exercerem seu mais importante direito político, o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Superior Eleitoral reforçaram a obrigatoriedade do fornecimento integral do transporte público, principalmente o gratuito. 

Eleitoras e eleitores, compareçam para votar com tranquilidade. 

A Justiça Eleitoral reforçou o treinamento e os procedimentos para que as filas que aconteceram em algumas seções eleitorais no 1º turno não se repitam. 

Assim, vocês poderão votar rapidamente e retornar para aproveitar o domingo com a família e amigos. 

Eleitoras e eleitores, compareçam para votar com absoluta liberdade de escolha. 

O momento de digitar seu voto na urna eletrônica é sagrado, inviolável e individual, por isso continuarão não sendo permitidos celulares nas cabines eleitorais. 

Não permita nenhum tipo de coação, ameaça ou oferecimento de benefícios para constranger sua liberdade de votar. 

Assédio eleitoral é crime, inclusive se praticado pelo empregador em relação ao empregado. 

Denuncie o assédio eleitoral e vote com tranquilidade, consciência e liberdade. 

Agradeço aos 27 Tribunais Regionais Eleitorais, aos juízes e promotores eleitorais, aos servidores da Justiça Eleitoral e aos mais de 1 milhão e 846 mil mesários que, com esforço, competência e sacrifício pessoal garantem a realização do momento mais importante da democracia: as eleições. 

Agradeço principalmente a você, eleitor e eleitora, que amanhã definirão com sabedoria, consciência e liberdade o futuro do nosso país pelos próximos 4 anos. 

Obrigado e uma ótima eleição.

Fonte: R7


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

A10+

A10+

Tudo sobre as eleições 2022 no cenário nacional e local

Fique conectado