Encerra nesta terça período de registro de estatutos das Federações Partidárias - Eleições 2022
Eleições 2022
TSE

Encerra nesta terça período de registro de estatutos das Federações Partidárias

Eleições acontecem em Outubro


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Encerra nesta terça-feira (31) o período para que todas as Federações que pretendem participar das eleições gerais obtenham o registro de seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

  
Agência Brasil
 
 
 

O Piauí até o momento terá duas Federações que já estão formadas em âmbito nacional. A primeira aliança foi firmada entre o Partido dos Trabalhadores, Partido Comunista do Brasil e Partido Verde. A segunda é formada entre o Partido Social Democrata Brasileiro e Cidadania.

O que são as Federações

Pela primeira vez, as eleições brasileiras vão contar com a possibilidade de candidaturas apoiadas por federações partidárias. A união de partidos em federações foi instituída pelo Congresso Nacional na reforma eleitoral de 2021 com o objetivo de permitir às legendas atuarem de forma unificada em todo o país, como um teste para eventual fusão ou incorporação.

Com a criação das federações, os partidos poderão se unir para apoiar qualquer cargo, desde que assim permaneçam durante todo o mandato a ser conquistado. A federação de partidos vale para eleições majoritárias, bem como para as proporcionais.

Assim, a principal diferença é o caráter permanente das federações, uma vez que as alianças firmadas nas coligações valem apenas até a eleição, podendo ser desfeitas logo em seguida.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

A10+

A10+

Tudo sobre as eleições 2022 no cenário nacional e local

Fique conectado