PF apura crimes de boca de urna e coação para votar no 1º turno das eleições no Piauí - Eleições 2022
Eleições 2022
BALANÇO

PF apura crimes de boca de urna e coação para votar no 1º turno das eleições no Piauí

Segundo a polícia, 12 procedimentos foram instaurados para apurar crimes eleitorais


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

As cidades de São Raimundo Nonato, Corrente, Picos, Piripiri e Bom Jesus registraram ocorrências durante o primeiro turno das eleições de 2022 neste domingo (02). A Polícia Federal apura crimes de boca de urna, transporte ilegal de eleitores, violação de sigilo de voto e coação para votar. O levantamento aponta que desde o início do período eleitoral foram instaurados 12 procedimentos para apurar crimes eleitorais em todo Piauí. 

  

Polícia Federal apura crimes no interior do Piauí
divulgação / PF
  

Segundo o balanço divulgado pela Polícia Federal, um termo circunstanciado de ocorrência foi lavrado pelo crime de propaganda eleitoral (boca de urna), no município de Corrente. Além disso, em Picos, foi instaurado um inquérito policial por violação de sigilo do voto, um inquérito por transporte ilegal de eleitores, em Bom Jesus, e um Inquérito por violação de sigilo do voto, em São Raimundo Nonato. Também será instaurado inquérito policial para apurar notícia-crime de suposto crime de coação para votar, ocorrido em Piripiri.

Com esses supostos crimes, a Polícia Federal chega a 12 procedimentos instaurados para apurar crimes eleitorais em todo o Piauí, sendo apreendidos mais de R$ 480 mil e conduzida uma pessoa. Também foram deflagradas duas operações policiais, totalizando dez mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Eleitoral.

  

Polícia Federal apura crimes eleitorais cometidos no primeiro turno das eleições
divulgação / PF
   

Cerca de 140 policiais federais foram empregados na Operação Eleições 2022, em Teresina e Parnaíba, onde há unidades da Polícia Federal, e mais outras nove cidades-polos (Campo Maior, Picos, Bom Jesus, Corrente, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Floriano, Piripiri e Esperantina), atuando de forma integrada com as demais forças de segurança, com o Ministério Público Eleitoral e com a Justiça Eleitoral.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

A10+

A10+

Tudo sobre as eleições 2022 no cenário nacional e local

Fique conectado