Pode votar usando camiseta, broche ou boné de candidato? - Eleições 2022
Eleições 2022
ELEIÇÕES 2022

Pode votar usando camiseta, broche ou boné de candidato?

Legislação eleitoral garante ao eleitor a manifestação silenciosa no dia da votação, mas proíbe aglomeração e uso de carro de som


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O eleitor que quiser usar camiseta de partido ou de candidato no dia do segundo turno, marcado para este domingo (30), está liberado. Esse tipo de manifestação é permitida pelo Código Eleitoral, assim como todas as ações individuais e silenciosas, como, por exemplo, o uso de adesivos, bandeiras, broches e bonés. 

É permitido, inclusive, votar com a camisa da seleção brasileira de futebol. O eleitor também pode votar de chinelo e até mesmo descalço. A única orientação é que não entre sem camisa ou usando roupa de banho, como biquíni, maiô ou sunga.

  

Pode votar usando camiseta, broche ou boné de candidato?
Edu Garcia / R7

  

Outras manifestações, principalmente, com aglomeração de pessoas com camisetas padronizadas, não são permitidas até o encerramento da votação. Uso de alto-falantes e amplificadores de som, realização de carreatas, motociatas, comícios e divulgação de qualquer material de eleição também estão proibidos.

Assim como no primeiro turno, os candidatos e os eleitores também não podem publicar nas redes sociais nenhum novo conteúdo de campanha. Também é proibido impulsionar qualquer conteúdo de campanha na internet. Condutas como compra de votos e boca de urna são enquadradas como crimes eleitorais. Quem descumprir as regras poderá receber multa e até ser preso.

Fonte: R7


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

A10+

A10+

Tudo sobre as eleições 2022 no cenário nacional e local

Fique conectado