Problemas com biometria e título de eleitor? Entenda as regras para votar nas eleições - Eleições 2022
Eleições 2022
BRASIL

Problemas com biometria e título de eleitor? Entenda as regras para votar nas eleições

Eleitores podem votar sem o título, mas deverão apresentar documento oficial com foto que comprove a identidade


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Os eleitores que não fizeram o cadastro biométrico poderão votar sem impedimentos nas eleições neste domingo (2). Basta apresentar um documento oficial com foto. A orientação vale para quem está com o título de eleitor regularizado.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a identificação digital dos eleitores começou em 2008, mas cerca de 25% ainda não se cadastraram.

  

Problemas com biometria e título de eleitor? Entenda as regras para votar nas eleições
Reprodução

  

Podem ser apresentados ao mesário documentos como carteira de identidade, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei e carteira nacional de habilitação.          

e-Título 

Há ainda a possibilidade de votar apresentando o e-Título. O aplicativo, que funciona como uma versão digital do título de eleitor, permite que a pessoa visualize o número do documento de votação, justifique o voto e consulte as informações cadastradas na Justiça Eleitoral, entre outras opções.

A ferramenta também permite que seja apresentado apenas o perfil no aplicativo para ingressar na seção eleitoral e exercer o direito ao voto.

Embora não seja necessário apresentar o título para votar, é importante saber qual é a seção eleitoral, informação que poderá ser obtida por meio da consulta ao local de votação no portal do TSE ou no próprio aplicativo e-Título.

Título irregular 

O eleitor que está com o título cancelado ou irregular precisa aguardar até 8 de novembro para regularizar a situação eleitoral. Para conferir se está com o título regular, basta acessar o link sobre a "situação eleitoral (clique aqui)".

Enquanto a situação não for regularizada, o cidadão não pode tirar documentos como passaporte e RG; receber salário ou proventos de função em emprego público; prestar concurso público; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e pegar empréstimos de bancos oficiais, entre outras consequências.


Fonte: R7


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

A10+

A10+

Tudo sobre as eleições 2022 no cenário nacional e local

Fique conectado