📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
(Atualizada às 15h42)
A TV Antena 10 iniciou, nesta segunda-feira (02), uma série de sabatinas com os candidatos à prefeitura de Teresina na eleições de 2024. Os 9 candidatos ao pleito municipal serão entrevistados e cada um terá 25 minutos para apresentar suas propostas e projetos para a capital piauiense, ao vivo. Telsírio Alencar, do Mobiliza, foi o primeiro a ser entrevistado na Bancada Piauí. Entre as propostas, o candidato pretende, caso seja eleito, criar uma mega fábrica de roupas e oferecer estacionamento gratuito em shoppings.
O candidato iniciou sua fala comentando sobre seu preparo no pleito municipal, que segundo ele, teria as melhores propostas. Além disso, Telsírio Alencar destacou que está bancando a própria campanha por Teresina. O jornalista também respondeu às críticas em torno da sua caminhada na disputa pelo Palácio da Cidade.
“Eu sou o mais preparado entre todos os candidatos, não vou discutir esse tipo de crítica. Eu não estou aqui para servir ao velho, tão pouco ao novo. Eu sou o único candidato que durante toda a pré-campanha, apresentou as melhores propostas para Teresina. Estou bancando com pouco recurso que tenho a minha campanha. Não vou gastar 50 mil reais em economias próprias. Essas críticas vêm de candidatos no minimamente despreparados”, afirma.
Telsírio Alencar foi questionado por sua postura em debates diante do candidato Silvio Mendes, com perguntas mais incisivas e direcionadas ao candidato do União Brasil. O jornalista pontuou que não tem desavenças pessoais com Silvio Mendes, no entanto, responsabiliza a passagem do ex-tucano e seu antigo grupo a um possível atraso da cidade em relação às capitais do Nordeste.
Para ele, a palavra de Silvio Mendes não vale. “Nada contra o cidadão Silvio Mendes, ele é um bom pai, um bom cidadão, um bom médico, mas ele pertenceu e pertence, aliás, a um grupo político que governou Teresina há quase 40 anos. O doutor Silvio é um dos responsáveis pelo atraso que Teresina tem em relação às capitais do nordeste, ele já foi prefeito. Duas vezes. Um mandado inclusive ele dizia que não ia renunciar e renunciou. E tem inclusive uma proposta de renunciar agora o seu mandato, caso ganhe a eleição agora, para que seu vice Jeová Alencar assuma o comando da prefeitura. Ele se chateou, negou publicamente, mas a palavra do doutor Silvio não vale”, dispara.
Quanto ao grupo do candidato Fábio Novo (PT), o jornalista destacou que não acredita no projeto de gratuidade das passagens. Quanto críticas ao petista, Telsírio ponderou ao dizer que não pode jogar pedras em que não passou pela gestão.
“O que eu não posso dizer aqui é que o Fábio é um péssimo prefeito, ele foi prefeito? ainda não. Não posso estar atirando pedra quem não passou pela gestão. Não posso criticar quem teve a oportunidade de governar. O doutor Silvio ele já governou Teresina, participou ativamente da gestão do grupo durante todo o tempo. Eu entendo que o doutor Silvio representa o retrocesso, velha política e não se comporta mais se colocar em prática o retrocesso”, frisa.
Propostas
O candidato do Mobiliza também falou sobre propostas. E dentre elas, ele citou que já foi até apelidado de o “novo Alberto Silva”, com o compromisso de criar uma mega fábrica de roupas e estacionamento gratuito em shoppings. O jornalista foi questionado quanto a viabilidade das propostas na capital.
“Eu fui apelidado de novo Alberto Silvia, pois essa ideia ele deixou bastante adiantada em Teresina quanto governador. O que eu coloquei é que a prefeitura vai ter que criar um banco popular, bancar o agro; é um incentivo é que incentiva a dona de casa, Teresina tem uma tendência natural para o comércio [...] Falta visão de prefeito, teremos o banco popular para financiar a matéria prima e vai ter o retorno do pagamento do empréstimo feito. O estacionamento já acontece em São Paulo. Muitos shoppings não cobram mais. O prefeito Nunes fez um decreto proibindo a cobrança, qualquer shopping que você for de Teresina é um absurdo a cobrança do estacionamento, nós podemos adotar esse sistema”, diz.
Outro projeto levantado na entrevista e sua viabilidade quanto uma possível gestão do candidato, foi a ideia de uma usina solar em larga escala em Teresina, visando beneficiar a população mais carente e baratear a conta de energia. Telsírio Alencar pontuou que, caso eleito, irá procurar levantar recursos com o governo, bancadas estaduais e federais para colocar a ambiciosa proposição em prática.
“Eu tenho trânsito livre com o governador Rafael. Eu tenho trânsito livre com o presidente Lula. Eu eleito prefeito de Teresina vou procurar a bancada federal, independente de partidos. Terminou o jogo aqui vou esquecer esse negócio de política. Vou me voltar para administrar Teresina. Vou procurar os 10 deputados federais, os 3 senadores da república, vou procurar todo mundo, não tem problema. Vou lá pedir apoio ao senado e aos deputados federais para que coloquem recursos. O que eu não vou aceitar é a Equatorial cortando a energia 24 horas das pessoas. Não exerce seu papel social. Quando eu vi a turma privatizando Cepisa eu disse quem vai fazer o papel social? Tanto a Cepisa quanto a Agespisa exerciam uma verdadeira função social no estado. Hoje o que tem de gente que é cortado a energia. Para acabar com isso eu tenho o projeto de fazer a nossa usina solar. Hoje é chamada a capital do sol. Vamos aproveitar. A capital do sol já tem a obra prima que é o sol. Nós vamos dar”, completa.
Fonte: Portal A10+