📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), confirmou pela primeira vez que o ex-secretário de Educação Washington Bandeira é o seu escolhido como pré-candidato a vice-governador em sua chapa para a reeleição em 2026. O anúncio foi feito através das redes sociais nesta terça-feira (06).
Ao justificar a escolha, o chefe do Executivo piauiense destacou a trajetória e a experiência de Washington Bandeira na vida pública, incluindo sua avaliação como secretário de educação que, segundo Fonteles, é a área com maior aprovação do governo. Bandeira já atuou como assessor parlamentar na Câmara Federal e juiz federal do Trabalho.

“Também após muito diálogo que fizemos com o nosso time de lideranças políticas, sociais e dirigentes partidários, vamos colocar humildemente, nas convenções de julho, o nosso nome à disposição como pré-candidato à reeleição para o Governo, bem como vamos manifestar nosso apoio ao nome do ex-Secretário de Educação Washington Bandeira, como pré-candidato a vice. Destaco a larga experiência de Washington na vida pública, seja como assessor parlamentar na Câmara Federal, ou como Juiz Federal do Trabalho, ou como Secretário de Estado da Educação, área que tem a melhor aprovação do nosso Governo”, diz um trecho.
Na publicação, ele escreveu que a definição ocorrerá formalmente durante as convenções partidárias de julho, período em que também será oficializada sua pré-candidatura à reeleição ao Governo do Estado. Até lá, o governador reforçou que o foco permanece integralmente na gestão pública, com a entrega de obras e ações nos 224 municípios piauienses.
Além da definição da chapa majoritária, Rafael Fonteles falou sobre a importância das eleições proporcionais. Na postagem, ele também ressaltou o alinhamento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ministro Wellington Dias, defendendo a eleição de parlamentares comprometidos com o projeto político liderado pelo presidente. No Senado, o governador confirmou o apoio às pré-candidaturas de Marcelo Castro e Júlio César, nomes que devem ser oficializados nas convenções de julho.
“Após muito diálogo que fizemos com o nosso time de lideranças políticas, sociais e dirigentes partidários, vamos manifestar nosso apoio, junto aos partidos da nossa base, nas convenções de julho, para as pré-candidaturas de Marcelo Castro e Júlio César ao Senado. Ambos são parlamentares bastante experientes, com muito serviço prestado ao Povo do Piauí, e são comprometidos com o projeto de Lula”, afirmou.
Fonte: Portal A10+