No Piauí, mais de 2,6 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo (06); saiba o que pode ou não ser feito na hora de votar - Eleições 2024
Eleições 2024
ELEIÇÕES 2024

No Piauí, mais de 2,6 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo (06); saiba o que pode ou não ser feito na hora de votar

Eleitores irão escolher os representantes para as prefeituras e câmaras municipais. O A10+ elaborou uma reportagem especial sobre o pleito deste ano


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Mais de 2,6 milhões de eleitores estão aptos para irem às urnas neste domingo (6) no 1° turno das Eleições 2024, que irá definir os futuros prefeitos e vereadores no Piauí, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O período de votação acontece das 8h às 17h, simultaneamente em todas as cidades.

O A10+ preparou uma matéria especial sobre os horários de votação, quais as recomendações, o que pode ou não no dia do pleito e quais são os cargos em disputa. Confira abaixo: 

Urna eletrônica

   

Votação

Pela primeira vez, todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h do horário de Brasília. Ou seja, cidades em fusos diferentes devem se adequar ao horário da capital federal.

O primeiro turno das Eleições Municipais 2024 será para escolher prefeito, vice-prefeito e vereador. De acordo com a legislação eleitoral, primeiro você digita o voto para vereador e, depois, para prefeito.

Para vereador o número a ser digitado na urna é composto por cinco dígitos. Os dois primeiros correspondem ao partido político e os três seguintes são os que identificam a candidata ou o candidato ao cargo. Caso o eleitor queira votar apenas na legenda, basta clicar “Confirma” após informar o número do partido.  

Eleitores de todo o Brasil votam neste domingo, 6 de outubro
Agência Brasil

   

Depois de confirmar o voto para vereador é a vez de votar para o cargo de prefeito. O número da candidata ou do candidato tem apenas dois dígitos. Após o registro do último voto, aparecerá na tela da urna a palavra “FIM”. 

Caso tenha digitado o número errado é só apertar a tecla “Corrige” e reiniciar o voto.

Segundo turno

No segundo turno das eleições, marcado para o dia 27 de outubro, só será possível votar para o cargo de prefeito. A segunda etapa de votação somente ocorrerá nas cidades com mais de 200 mil eleitores, no caso em que o candidato mais votado à Prefeitura não tenha obtido metade mais um dos votos válidos (dados somente a candidatos) no primeiro turno. Irão disputar o segundo turno os dois concorrentes mais votados no dia 6 de outubro. No Piauí, um eventual segundo turno só ocorrerá na capital Teresina. 

O que pode e não pode no dia da votação

Propaganda

No dia das eleições é permitida a manifestação, desde que individual e silenciosa, da preferência do eleitor e ela só poderá ser feita por meio do uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas.

Já a aglomeração de pessoas com roupas ou instrumentos de propaganda que identifiquem partido, coligação ou federação é vedada pela legislação eleitoral, assim como a manifestação ruidosa ou entrega de camisas. A prática pode caracterizar boca de urna, crime punido com detenção e multa.

Celular  

Eleitores não podem levar celular para cabine de votação
Pixabay

   

O eleitor por usar o celular para mostrar o e-Título para se identificar aos mesários, nesse caso, somente se já tiver cadastrado a biometria e a foto dele aparecer no app.

Mas na cabine de votação o uso do celular está vedado. Antes de se dirigir à urna, o eleitor deve desligar o aparelho e deixá-lo no local indicado pelos mesários. Máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto também estão proibidos.

Porte de arma 

É proibida a circulação de pessoas armadas no perímetro de 100 metros dos locais de votação. O porte de armamento só será permitido a integrantes das forças de segurança em serviço e quando autorizados ou convocados pela autoridade eleitoral competente.

Porte de arma só será liberado para agentes das forças de segurança
Pixabay

   

Cola

A Justiça Eleitoral permite que o eleitor leve para a cabine de votação uma “cola” contendo os números das candidaturas nas quais pretendem votar. 

Acessibilidade 

Cerca de 1,4 milhões de eleitores se declararam pessoas com alguma deficiência
Divulgação/TRE-MG

   

Nas Eleições Municipais 2024, do total de 155.912.680 eleitoras e eleitores aptos a votar, 1.451.846 se declararam pessoas com alguma deficiência

Por conta disso, as urnas foram adaptadas e equipadas com teclas em Braille, recurso de áudio com voz sintetizada e intérpretes de Libras. Os locais de votação também foram escolhidos de forma a facilitar o acesso de todos as pessoas com deficiência. 

Cobertura 

A TV Antena 10, afiliada à RECORD no Piauí, realiza neste domingo (06) uma mega cobertura do 1º turno das eleições 2024. Das 9h às 10h, Thracy Oliveira comanda a primeira parte da cobertura com reportagens especiais, links com correspondentes nos municípios do interior do estado e o início da votação dos candidatos à prefeitura de Teresina.   


Durante todo dia, as equipes da TV Antena 10 estarão espalhadas pelas zonas da capital. A partir das 18h, Beatriz Ribas comanda a 2ª parte da cobertura com o início da apuração dos votos em Teresina, a repercussão do dia de votação e a movimentação política nos municípios para os resultados. 

A transmissão ocorrerá no Youtube e A10mais.com e contará com a participação do jornalista Eliézer Rodrigues, além de vivos das equipes nos comitês dos principais candidatos ao cargo de prefeito de Teresina.


Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Portal A10+

Portal A10+

Tudo sobre as eleições municipais deste ano

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual sua opinião sobre o fim da escala 6x1

ver resultado