📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Começou nesta sexta-feira (30), e segue até o dia 3 de outubro, o horário eleitoral gratuito nas emissoras de rádio e de televisão relativo ao 1º turno das Eleições Municipais de 2024. Segundo a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nos 35 dias anteriores à antevéspera do 1º turno, as emissoras de rádio e TV devem veicular a propaganda eleitoral gratuita, em rede, observado o horário de Brasília.
O horário eleitoral foi propagado pela primeira vez nesta sexta-feira, nas emissoras de televisão, de 13h às 13h10, com os programas de Dr. Pessoa, Fábio Novo, Silvio Mendes e Francinaldo Leão. Dos 9 candidatos à prefeitura de Teresina, apenas 4 terão espaço para apresentar suas propostas e projetos no rádio e TV.
Em seu programa, o atual prefeito e candidato à reeleição, Dr. Pessoa (PRD), falou que tem sofrido constantemente com o preconceito e se defendeu de ataques que, segundo ele, vem sofrendo frequentemente. O programa de Dr. Pessoa também focou na área da saúde Teresinense, na administração do HUT pela prefeitura e como a unidade hospitalar, que é gerida pela PMT, atende também pessoas de todos os municípios piauienses.
No seu primeiro programa, o candidato a prefeito de Teresina e deputado estadual, Fábio Novo (PT), recebeu o apoio do governador Rafael Fonteles e do presidente Lula. Além disso, Fábio Novo homenageou as crianças e fez alusão ao ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho. “Elas [crianças] enchem os meus dias de alegria, me animam a seguir em frente e relembram de um amigo de se orgulhava de ser um prefeito criança. Vou cuidar desde a primeira infância, da saúde, da educação, da proteção e do crescimento. É o nosso futuro. A elas e a esse amigo que falava de futuro eu dedico esse programa”, falou Novo em seu tempo eleitoral.
Silvio Mendes (UB), que por duas vezes já foi prefeito da capital, usou seu horário eleitoral para informar sobre obras e ações que foram realizadas por ele e para apresentar novas propostas para a cidade também. Dentre as obras já realizadas, Silvio falou sobre o HUT, a Ponte Estaiada, 92 UBSs e maternidades. Sobre novas propostas, Mendes falou sobre a reestruturação do transporte público, ampliação do HUT, do número de creches e escolas de tempo integral e outras.
O candidato Francinaldo Leão, do PSOL, teve apenas 30 segundos na propaganda. Na ocasião, ele apresentou as principais propostas do seu plano de governo e pediu votos.
Veja como ficou o tempo e ordem de exibição das candidaturas em Teresina
Coligações:
1) Federação PSOL/Rede – Francinaldo Leão – no rádio e TV – 30 segundos e 46 centésimo de segundo
2) Fazemos Mais com o Povo – Dr. Pessoa (PRD/Avante e PL) – 2 minutos,17 segundos e 58 centésimo.
3) Juntos por Teresina – Fábio Novo (PDT / MDB / PODE / DC / AGIR / PSB / PSD / SOLIDARIEDADE / Federação PSDB CIDADANIA(PSDB/CIDADANIA) / Federação BRASIL DA ESPERANÇA - FE BRASIL(PT/PC do B/PV) – 4 minutos, 15 segundos 74 centésimo de segundo
4) Teresina no Caminho Certo – Sílvio Mendes – (União Brasil/Progressistas/Republicanos) – 2 minutos 56 segundos e 23 centésimo de segundo;
Fonte: Portal A10+