TV Antena 10 promove debate com candidatos à prefeitura de Teresina; acompanhe a cobertura! - Eleições 2024
Eleições 2024
AO VIVO

TV Antena 10 promove debate com candidatos à prefeitura de Teresina; acompanhe a cobertura!

Pela primeira vez, a emissora promove um debate com os candidatos ao executivo municipal em horário nobre


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizado às 22h33)

Acompanhe ao vivo, na TV Antena 10, afiliada da RECORD no Piauí, o debate com os candidatos à prefeitura de Teresina nas eleições de 2024. 

Dos 9 candidatos ao pleito, 4 participarão do debate, são eles: Dr. Pessoa (PRD), Fábio Novo (PT), Francinaldo Leão (PSOL) e Silvio Mendes (UB). Na programação da web, o esquenta mostra no canal do Youtube, a chegada dos candidatos, análises e a movimentação para o início do debate na TV Antena 10, que será transmitido para todo o Piauí das 20h40 às 23h no canal 10.1 e nas parabólicas da Banda KU. O programa é mediado pela jornalista Beatriz Ribas.

Assista!


Primeiro bloco

  

Debate é iniciado na TV Antena 10
Portal A10+

  

A rodada com confrontos diretos iniciou com Fábio Novo sendo escolhido para fazer a primeira pergunta. O candidato do PT escolheu Francinaldo Leão (PSOL) para responder sobre educação. Francinaldo afirmou que quer fazer tudo diferente do que a gestão atual fez, como abrir mais vagas de creches e melhorias nas escolas municipais. 


  

O candidato a prefeito de Teresina, Fábio Novo (PT)
Renayra de Sá/ A10+

   

“Têm creches hoje fechadas, dei uma volta na Vila Bandeirante uma obra de 600 mil abandonada, a empresa foi lá, pegou o dinheiro e foi embora, não terminou a obra. Vamos construir escolas, creches para o povo periférico de Teresina”, afirma. 

O candidato do PSOL fez críticas à gestão atual nesse aspecto e citou até Silvio Mendes em uma proposta de fardamento para a juventude. “Ele passou 30 anos e passou 8 anos como governo e agora lembrou que os filhos de pobres precisam de fardamento e um par de tênis, será se é possível uma proposta dessa pro povo periférico”, afirma.

  

Francinaldo Leão (PSOL)
Portal A10+


Fábio Novo respondeu que irá abrir mais 3 mil vagas em creches, dobrar escolas em tempo integral e abrir as escolas no final de semana, além de promover a educação de linguagens de inglês e espanhol.  “Nós vamos fazer mais 3 mil vagas de creches como manda o plano de educação, dobrar as escolas de tempo integral, e valorizar o professor. Todo professor vai ter aumento acima da inflação, distribuir bem, o recurso do Fundeb, vou inovar também, na escola, quero minhas crianças de Teresina falando inglês e espanhol, educação de qualidade de Teresina, com o governador Rafael, e estruturar as creches”, pontua.

No segundo momento do primeiro bloco, Francinaldo Leão questionou Dr. Pessoa em relação a uma obra de uma escola no bairro Vila Bandeirantes que estaria parada. Segundo Francinaldo, a obra custou pouco mais de R$ 650 mil, mas a mesma não foi concluída ainda. Ele questionou ainda para onde teria ido o valor investido na unidade escolar.

  

Doutor Pessoa (MDB)
Portal A10+

  

Dr. Pessoa relatou que não tem medo da Polícia Federal e que Francinaldo teria que provar suas acusações. Ele falou que Francinaldo não conhece Teresina e o convidou para andar juntos pela cidade para ver as realizações de seu governo. O atual prefeito ainda citou o último concurso realizado por sua gestão e disse que Teresina está em primeiro lugar, entre as capitais, em educação.

Na terceira rodada de confrontos diretos, Doutor Pessoa escolheu Silvio Mendes (UB) para responder sobre cultura. Em sua resposta, Mendes destacou obras que fez em prol da pasta em suas gestões passadas. Além disso, o médico chegou a citar a investigação da Polícia Federal na gestão estadual passada. 


  

O candidato a prefeito de Teresina, Silvio Mendes (UB)
Renayra de Sá/ A10+

   

“Com certeza usuária bem o dinheiro público. Nós fizemos investimentos importantes, a cultura guarda sua memória [...] Um secretário de estado, usando mal o dinheiro público, foi investigado, condenado pela justiça e está sendo investigado pela PF. É preciso ter muito cuidado como você gasta o dinheiro público, eles são limitados e ele tem que chegar na finalidade dele, prestar contas e sair pela porta da frente como você saiu”, pontua o candidato do UB. 

Já Pessoa, destacou que ao chegar em sua gestão, encontrou a cultura defasada, mas que realizou reformas em casas pela cidade. “Nós encontramos a cultura defasada; não fizemos muito, mas fizemos a reforma de teatros citados pela vossa senhoria, não fazemos mais por ter encontrado essa dificuldade toda. Se tivesse a cultura em atividade, poderíamos ter feito mais. Pagamos os salários e pagamos as defasagens que tinha anteriormente”, reiterou. 

Ainda com tempo, Silvio Mendes ressaltou que o setor é um dos mais importantes e merece apoio. Ele frisou a revitalização do centro da cidade e qualificar jovens através da Fundação Wall Ferraz. “Qualificar a Fundação Wall Ferraz, treinar jovens e mulheres que possam cantar Teresina é preciso voltar a cantar, Teresina volte a ser feliz para quem escolheu morar aqui”, diz. 

Em seguida, Silvio Mendes questionou Dr. Pessoa sobre a questão da saúde pública teresinense. Sílvio relatou que essa é uma área que tem recebido muitas reclamações.

Em sua resposta, Dr. Pessoa afirmou que Teresina recebe pacientes de todos os municípios piauienses e acaba arcando com as despesas. Segundo ele, não há apoio do governo estadual para a manutenção da saúde publica em Teresina.

Na rodada de perguntas dos jornalistas da TV Antena 10. Quem abriu os questionamentos foi a apresentadora Sayuri Sato, que direcionou a Fábio Novo, com comentários de Francinaldo Leão.

A pergunta foi sobre estratégias para garantir a inclusão para crianças com dificuldades de aprendizagem, deficiência e uma educação inclusiva. O candidato petista pontuou que seu plano de governo propõe a criação de uma secretaria municipal para incluir a pessoa com deficiência. Com apoio de Rafael Fonteles, a bancada federal e o presidente Lula, Novo reitera que irá deixar Teresina acessível.

“Quase ¼ da nossa população tem algum tipo de deficiência. No meu caminhar, na metade dos bairros encontrei mães com filhos autistas. Vou capacitar a rede municipal para que possa acolher nossas crianças com autismo e vou investir para que se tenha o diagnóstico. Hoje temos 14 mil crianças com autismo que não tem um laudo. Vou investir em educação, em acessibilidade. Quando fui secretário de cultura deixei todos os equipamentos acessíveis no Piauí. É necessário, tanto que no nosso plano nós estamos criando uma secretaria municipal para incluir”, diz.

Francinaldo comentou em seguida sobre propostas ‘mirabolantes’ apresentadas no pleito e a forma que os periféricos são tratados.  “Eu tenho certeza que o povo periférico sabe o que estou falando, não existe essa inclusão, não existe profissionais qualificados, não existe mapeamento onde tem crianças com autismo. Nós somos jogados. Aqui é apenas um teatro”, disse. 

Com tempo de resposta, Novo cita que essa é uma causa que cuidará com carinho. Ele propõe ainda criar um centro de diagnóstico nos bairros.  “Nós vamos incluir essas pessoas. Eu vou acolher, eu vou matricular a criança dela porque eu sou pedagogo, eu sei como fazer. As primeiras equipes multidisciplinares eu fiz como secretário, deu certo e nós vamos incluir essas pessoas. Elas não vão ficar fora da política pública, da educação e também da saúde. Vou dar o laudo, vou colocar na escola e vou tratar com carinho”, completa.

Na ultima pergunta do primeiro bloco o candidato Dr. Pesoa questionou Fábio Novo sobre o que seria feito em relação às pessoas com deficiência. Segundo Dr. Pessoa, 9% dos teresinenses apresentam algum tipo de deficiência; ele aproveitou e citou o que foi feito em sua gestão para essa população.

Em sua resposta Fábio Novo comentou que esse número é maior, sendo quase 25% da população de Teresina com alguma deficiência. Ele falou que seu plano de governo foi todo baseado em ideias da própria população e por isso será completo. Ele comentou ainda sobre os projetos de acessibilidade que contribuiu como secretário estadual e deputado.

Segundo bloco

Na volta do segundo bloco, Fábio Novo escolheu Doutor Pessoa para responder sobre Transporte público. O candidato à reeleição citou a crise que observou ao chegar no Palácio da Cidade, além das melhorias que sua gestão realizou, como o transporte na zona rural e diminuição da espera nas paradas de ônibus.

Em sua resposta, Pessoa questionou o Novo do porque que ele não direcionou verbas e sua suposta falta de apoio do estado no sentido para o setor.

  

Debate está acontecendo esse sábado (28), na TV Antena 10
Renayra de Sá/ A10+

  

“O valor (passagem) nós não aumentamos um centavo, aliás, na zona rural, era maioria era o dobro, hoje é tudo igual. Lógico que precisa melhorar. 247 ônibus coletivos, penetramos parte desses ônibus na zona rural, pegamos de 45 a 50 minutos na parada, hoje é de 25 minutos na parada e agora está acompanhando com GPS. Já que vossa excelência gosta de modernidade, mas você não faz lá e diz que vai fazer, Nem São Tomé acredita mais em promessas [...] para onde foi a verba parlamentar? Por que não fez?”, afirma Pessoa.

Na réplica, Fábio Novo citou que o prefeito não fez o que prometeu em 100 dias e teve muitas greves na sua administração. Além disso, Novo retrucou que ele não pode ser cobrado porque não foi prefeito, mas tendo oportunidade, promete fazer com o apoio de Rafael e Lula. O petista propõe um pacto pelo transporte, vans nos bairros e a tarifa zero, além de dobrar o número de veículos.

“120 cidades já tem tarifa zero, é o debate dessa eleição e vocês passaram à margem desse bate. Eu vou fazer porque tenho o Lula presidente para me dar o dinheiro, porque eu tenho Rafael governador. Nós vamos fazer. O governador acabou de mandar para a Alepi, o projeto da tarifa zero do metrô que vai ser implementada no próximo ano”, afirma.

Dr Pessoa usou sua vez de perguntar para Sílvio Mendes para criticas as propostas de campanha dos outros candidatos. Ele citou as propostas de gratuidade no transporte público e questionou sobre os investimentos feitos em ônibus elétricos. Dr. Pessoa ainda falou sobre as fake news durante o período eleitoral e os ataques que tem recebido.

Silvio Mendes, que responderia à pergunta feita por Dr. Pessoa, utilizou seu tempo para negar que gestores anteriores não trabalharam pelas crianças com deficiência, como foi afirmado por outro candidato durante o debate. Sílvio ainda propôs aumentar as vagas que foram criadas e criticou a agressividade que tem observado durante esta campanha. Segundo Silvio, este pleito está regado de fake news e mentiras.

Na terceira rodada de questionamentos entre os candidatos, Silvio Mendes escolheu Francinaldo Leão para responder sobre políticas voltadas para as mulheres em seu plano de governo pelo PSOL.

A priori, Francinaldo respondeu um questionamento acerca de cartazes pregados em muros próximos à casa do candidato, citado por Sílvio e fez críticas aos adversários em diversos setores, finalizando perguntando ao candidato do UB o que ele fez para as mulheres de Teresina.

“Eu implantei o Saúde da Família para fazer o pré-natal, criei três maternidades e falta agora da Codipi que será feita. Nós fizemos todo um projeto chamado Cajuína, para diagnóstico precoce e tratamento das mulheres com câncer de mama e ginecológico. Nós fizemos, ele acabou. Combater qualquer tipo de violência contra a mulher. Fizemos muito mais do que o próprio estado, que não serve de modelo nem na saúde e proteção das mulheres”, responde Silvio. 

Na tréplica, o candidato do PSOL destacou o tempo em que o médico esteve na gestão ou ligado a ela, refutando o que ele não fez pelo povo da periferia. “Ande lá e vá lá ver a situação, depois de 30 anos do governo de vocês e 3 anos de governo do Pessoa. Esse tempo de eleição vocês vão com o dinheiro na mão, com os carrões [...] vocês ficaram 30 anos no poder e agora tem uma varinha mágica para resolver todas as situações de Teresina? Se tem uma pessoa que vai resolver se chama Francinaldo Leão”, dispara.


Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Portal A10+

Portal A10+

Tudo sobre as eleições municipais deste ano

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Governo estuda a volta do horário de verão ainda neste ano. Qual a sua opinião?

ver resultado