📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Parlamentares piauienses ouvidos pela coluna comemoraram a decisão do ministro Luiz Fux, que determinou que a redistribuição das cadeiras na Câmara Federal só ocorrerá em 2030. Com isso, o Piauí mantém para 2026 suas 10 vagas de deputado federal e 30 de deputado estadual.
O deputado Júlio Arcoverde (PP) lembrou que acreditou até o último momento, enquanto muitos já tinham jogado a toalha. Ele afirma que "agora é esperar a maioria da corte. "Acredito que temos a maioria", afirmou à coluna.
Já o senador Marcelo Castro (MDB), que na manhã desta segunda-feira chegou a declarar que não acreditava mais em uma saída, também comemorou a decisão. "Estamos muito exultantes. Perderíamos muito com essa diminuição da bancada e, consequentemente, de emendas. Agora é aguardar as próximas decisões”, disse.
O deputado Francisco Costa (PT) reforçou os ganhos para o estado. "Excelente para o Piauí. É garantia de representatividade, apoio ao estado e municípios com investimentos estruturantes através das emendas parlamentares. Garantia de apoio especialmente na saúde dos municípios, que tanto necessitam de recursos pra manutenção de seus serviços do SUS ", disse.
O deputado Flávio Nogueira (PT) resumiu o clima de reação à decisão: "O Piauí recebe com alegria. Alívio. Seria muito ruim para o Estado se permanecesse a diminuição de vaga", disse ainda sobre os efeitos dos primeiros minutos da decisão.
Fonte: Portal A10+