Manual “exemplar” do Bonde dos 40 é encontrado durante megaoperação em Teresina; armas, drogas e até espada foram apreendidas. Saiba tudo! - Piauí no ar
Piauí no ar
CRIME ORGANIZADO

Manual “exemplar” do Bonde dos 40 é encontrado durante megaoperação em Teresina; armas, drogas e até espada foram apreendidas. Saiba tudo!

Documento, obtido pelo A10+, conta com regras que faccionados teriam que cumprir dentro do grupo criminoso; delegados comentam a ação


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Atualizada às 09h03

A primeira megaoperação de 2026, deflagrada pelo DENARC e DRACO, resultou na prisão de pelo menos 10 pessoas, apreensão de drogas, de armas, um "manual exemplar" e até uma espada, em Teresina. Os delegados responsáveis pela ação policial detalharam a ação e explicaram sobre as regras estabelecidas no manual do Bonde dos 40, durante entrevista à TV Antena 10 e ao A10+ na manhã desta sexta-feira (09).


Dentro da casa de um dos presos, a polícia encontrou um "manual de instruções" com as regras de disciplina e todo o estatuto estabelecido pelo Bonde dos 40. Com o lema "Não há vitória sem luta", a facção usa o documento disciplinar para orientar os membros que passam a integrar a organização criminosa.


"É importante que o disciplina sempre possa manter a postura, a ética e disciplina como espelho e impor a ordem e disciplina entre os integrantes e moradores, pois é sempre bom termos a comunidade a nosso favor", diz trecho do documento obtido pelo A10+.

Segundo o delegado Charles Pessoa, do DRACO, o documento já foi encontrado em outras operações e até em formato virtual, mostrando que o núcleo criminoso se mostra bem articulado e organizado para conseguir espaço na sociedade.


"Aqui é uma espécie de regramento próprio, um código de conduto. Essas facções, geralmente, têm dois documentos desses, um que é o Estatuto, que equivale como se fosse a Constituição, a nível de Brasil, e as cartilhas disciplinares, que é como se fosse o Código Penal e o Código de Processo Penal. Aqui é uma cartilha disciplinar. Aqui tem uma espécie de regramento que, infelizmente, normatiza as ações dos indivíduos dentro da própria facção criminosa. E o detalhe é que eles atualizam esses regramentos próprios, assim como a nossa legislação brasileira também é atualizada. Esse regramento aqui foi atualizado a última vez no dia 2 de abril de 2020", detalhou o delegado.

Em outro trecho do documento, a facção criminosa deixa claro que o núcleo segue uma hierarquia que deve ser seguida rigidamente e, em caso descumprimento, os membros podem ser responsabilizados pelos atos.

"Deixamos bem claro que a última palavra é da hierarquia final e aquele que desrespeitar será responsabilizado pelos seus atos", detalhou o trecho, reforçando que existem núcleos de disciplina dentro da própria organização.

O documento detalha ainda a ordem hierárquica que a organização criminosa segue. São eles:

  • Geral
  • Torre
  • Disciplinas
  • Apoio/Auxiliar
  • Financeiro

Até uma espada foi apreendida

Ainda durante a operação foi apreendida uma espada ninja e outros ítens semelhantes aos de filme. Materiais que, segundo delegado, seriam também utilizados em práticas criminosas. 

Armas apreendidas na operação
Divulgação

   

"É uma arma que causa morte, mas era, de fato, aí um utensílio, não há elementos ainda para afirmar que essa espada efetivamente foi usada para um homicídio ou uma eventual lesão, mas foi encontrado num local onde há crime, onde há arma de fogo também, onde há droga e, é claro, que preocupa. A obrigação da polícia  é arrecadar, retrair esse tipo de situação e, é claro, foi apresentado como prestação de contas nesse trabalho policial", disse o delegado Samuel Silveira à TV Antena 10.


Três armas de fogo foram apreendidas durante a operação, além de munições, drogas e dinheiro em espécie.

Megaoperação deflagrada em Teresina

A Polícia Civil do Piauí deflagrou, na noite desta quinta-feira (08), mais uma operação no âmbito do Pacto Pela Ordem, cumpriu 27 mandados de busca e apreensão, prendeu 10 pessoas e apreendeu grande quantidade de drogas e armas em Teresina. A primeira grande ação integrada do ano teve atuação em todas as zonas da Capital.

Operação integrada em Teresina
Divulgação

   

Pelo menos 200 policiais participaram da ação. A operação foi uma parceria entre o Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) e o Departamento de Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC).

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Seu café da manhã com muita informação!

Seu café da manhã com muita informação!

Sob o comando de Matheus Oliveira! De segunda a sexta, das 6h10 às 8h30 da manhã

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Você gosta do A10Cast, podcast da TV Antena 10?

ver resultado