📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Imagine postar um vídeo do seu dia a dia e, de repente, conquistar mais de um milhão de seguidores? Foi exatamente isso que aconteceu com Richard Cardoso, um jovem padeiro de 29 anos, morador do bairro Angelim, na zona Sul de Teresina. Seu talento culinário e carisma nas redes sociais fizeram dele um verdadeiro fenômeno digital, impulsionando não apenas sua popularidade, mas também as vendas da padaria onde trabalha.
Tudo começou quando Luis Henrique Silva, proprietário da padaria onde Richard trabalha, percebeu o potencial do funcionário e lhe fez uma proposta inusitada: criar vídeos para atrair mais clientes e, de quebra, ganhar um dinheiro extra. “Eu já tinha feito vídeos outras vezes, só que não tinham sido virais. Até que um dia, o Luís (proprietário) vendo meu potencial de fazer vídeos, acreditou e falou: ‘Cardoso, você está afim de fazer um dinheiro extra?’. Eu disse que é ótimo, é bom. Motivante. Foi aí que fiz o primeiro vídeo e já estourou e deu aquela animação, só que sempre com aquele receio. Pensava em parar de fazer, mas quando estava me monetizando de início, que ele me incentivou, isso me fez ficar criando cada vez mais”, pontua.
Mas o que realmente fez sua fama foi um salgado peculiar, batizado de "Rosca Cardoso". O nome, sugestivo e bem-humorado, caiu no gosto popular e gerou uma onda de curiosidade e engajamento nas redes sociais. "Eu passo na rua com minha esposa e filha e o pessoal grita: ‘Eu quero a rosca, Cardoso!’. Fico constrangido, mas também feliz por ver meu trabalho indo tão longe. Gente de outros estados pede o salgado, e isso me faz pensar em abrir minha própria padaria. Vejo muitas possibilidades pela frente", afirma o padeiro.
A ideia do nome inusitado surgiu de um sonho do padeiro. Richard agora sonha em transformar sua fama digital em um negócio próprio. Com milhares de seguidores e uma clientela cada vez maior, ele prova que talento e criatividade podem levar qualquer empreendedor longe – mesmo que o caminho seja pavimentado por uma rosca irresistível.
“Por mais que seja brincadeira, eu tive um sonho e vi umas pessoas comendo um salgado que ele tinha um formato de rosca e estavam se deliciando. No sonho eu dizia constantemente: ‘rosca Cardoso, rosca Cardoso’. E logo após acordar, decidi que ia fazer o salgado, só que não ia dar esse nome. Fiz e depois que fiz o salgado, vou colocar Rosca Cardoso, pois se eu for colocar só rosca de calabresa, o pessoal não vai ter tanto empenho para poder experimentar e se torne intrigante, pois o Cardoso sou eu e o pessoal às vezes gosta dessa chacota, a brincadeira. O brasileiro gosta: ‘Ah, eu vou lá comer a rosca do Cardoso’. Minha família ficou assim receosa com essa brincadeira e graças a Deus deu certo. Está sendo um estouro de vendas, está dando certo no Piauí por conta desse salgado”, disse.
Luis Henrique Silva destaca que rosca e os vídeos virais não só atrai clientes como também fortalece a marca. o empresário já expandiu o negócio para três unidades na região do Portal da Alegria. “É muito gratificante contar com a ajuda dele e dos demais colaboradores e não esperava esse estouro nas redes sociais, nossos loja está bastante lotada e temos três hoje aqui no Portal da Alegria”, finaliza.
Fonte: Portal A10+