Único festival de dança do estado retorna com performances nacionais e internacionais - Arte e Cultura
FESTIVAL

Único festival de dança do estado retorna com performances nacionais e internacionais

O “JUNTA Festival: Dança e Contemporaneidade”, acontece entre os dias 8 e 11 de setembro, no centro de Teresina, possibilitando o acesso da população


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O “JUNTA Festival: Dança e Contemporaneidade” chega com performances artísticas nacionais e internacionais , de 8 a 11 de setembro. A sua 8ª edição chega totalmente presencial, ocupando o Complexo Cultural do Clube dos Diários, com uma palavra guia: “SOPRO”. Um sopro que refresca, renova, inspira e traz novos ares a partir da dança contemporânea, durante quatro dias no centro de Teresina.  

Além de valorizar profissionais, o evento é o único festival internacional de dança do Piauí, consolidando o estado no cenário da dança nacional há 8, também possibilitando o acesso da população à espetáculos e artistas que outrora não viriam à cidade.

 

Único festival de dança do estado retorna com performances nacionais e internacionais
Reprodução

 

A programação do JUNTA conta com mais de 10 performances de artistas locais e internacionais, como “A noite cai quando ela quer” (La Nuit Tombe Quand Elle Veut), uma parceria do bailarino e coreógrafo brasileiro Marcelo Evelin e a francesa Latifa Laâbissi, com o apoio e parceria do Consulado Geral da França em Recife.

Uma das criadoras e co-diretora do evento, Janaína Lobo, diz que o festival tem gerado uma boa repercussão sobre o estado e os profissionais da dança: “Temos criado um ambiente de aproximação que contribui com o crescimento e desenvolvimento da dança, com a formação de público e fomenta a produção local e o mercado de trabalho”, explica. É o exemplo da INCUBADORA, uma iniciativa de fomento à produção artística em dança e artes do corpo que possibilita novos caminhos possíveis de autonomia e formação para artistas e grupos do Piauí. É uma criação do JUNTA que acontece pela segunda vez e nesta edição traz em sua programação quatro performances de artistas locais, selecionados via convocatória pública, fomentando a produção em dança, bastante defasada durante o período pandêmico. 

Nesta 8ª edição será lançado o e-book do FORMA - Congresso Piauiense de Ações Formativas, Performativas e Afirmativas em Dança, como resultado da produção acadêmica de pesquisadores e demais pessoas que produzem dança no estado.

O “JUNTA Festival: Dança e Contemporaneidade” conta com atividades  gratuitas e pagas, sempre a preços populares,  e os passaportes podem ser adquiridos via plataforma Ingresse (https://www.ingresse.com/juntafestival) e na bilheteria no dia do evento, nas modalidades meia entrada social e inteira. Há também lista trans e travesti free para toda a programação paga. 

• Sobre o Festival

O “JUNTA Festival: Dança e Contemporaneidade” é um conjunto de ações artísticas e formativas, que tem a dança contemporânea como objeto e ponto de reflexão sobre a arte e o mundo. Busca a experiência estética, o encontro, a formação artística e de público, o fomento à dança e arte locais, a criação e manutenção de redes de conexão e a ressignificação de espaços públicos. Visa “deseducar o olhar”.

É um festival-obra criado e dirigido a seis mãos pelos artistas Janaína Lobo, Datan Izaká e Jacob Alves. Com 7 edições anuais realizadas e a Ocupação JUNTA EXPANDIDO, o JUNTA é um festival consolidado e um dos importantes eventos artísticos de Teresina, abraçado pelo público e artistas de Teresina e do Brasil e com parcerias internacionais firmadas com a Fundação Pro Helvetia (Suíça) e Consulado da França no Brasil. É citado como uma das práticas inspiradoras na publicação "Práticas Inspiradoras das Artes Vivas na Iberoamerica: um setor em transformação”, mapeamento realizado pelo festival Grec, na Espanha em 2020.

O JUNTA, em sua trajetória de 7 edições e a Ocupação JUNTA EXPANDIDO  já contou com a participação de artistas das mais diversas cidades brasileiras e de vários pedaços do mundo, como Portugal, Chile, França, Espanha, Argentina, Suécia e Moçambique.  Para a cena artística local, o festival virou um contato com trabalhos que são referência de pensamentos e modos contemporâneos de fazer dança no Brasil e fora do país.

O #JUNTA8 é contemplado pelo Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC) da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí. Patrocinador oficial (?): Equatorial Piauí.

SAIBA MAIS SOBRE O JUNTA:

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado