Apagão deixa cidades do Piauí e de outras regiões do Brasil sem energia nesta terça-feira - Brasil
APAGÃO

Apagão deixa cidades do Piauí e de outras regiões do Brasil sem energia nesta terça-feira

Municípios registraram falta de energia por volta das 8h20


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 13h18)

Um apagão deixou várias cidades do Brasil sem energia por volta das 8h20 da manhã desta terça-feira (15). O motivo ainda está sendo apurado, mas há registros em pelo menos todos os Estados do Nordeste, além de cidades do Norte, Sul e Sudeste do país. 

Em nota à imprensa, a Neoenergia informou que uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros. No Piauí, o fornecimento de energia começou a ser retomado no por volta das 11h30 de hoje. 

  

Apagão deixa várias cidades do Brasil sem energia nesta terça-feira
Reprodução

   

O Grupo Equatorial Energia informou que houve registro, a partir das 8h30 desta terça-feira (15), de interrupção geral no fornecimento de energia em vários estados do país, provocado por uma ocorrência de abrangência nacional.

Segundo informações preliminares, houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, que consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema.

"Em todos os estados em que há concessão do Grupo (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul, a normalização já foi iniciada. O Grupo segue acompanhando junto ao Operador Nacional do Sistema as providências para o restabelecimento integral das cargas e com equipes técnicas de prontidão em todas as suas bases nos estados", disse. 

Por causa do apagão, os semáforos deixaram de funcionar e congestionamentos se formaram em várias regiões de Teresina. Em nota, a Strans informou que os agentes estão nos principais cruzamentos da cidade para realizar o controle do tráfego de veículos. 

O fornecimento de água também foi interrompido na capital piauiense por conta do apagão. 

Veja abaixo:

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), informa que por conta do apagão que está ocorrendo em todo o Brasil, a cidade de Teresina está sem energia. Consequentemente, os semáforos então sem funcionamento. O operacional dos agentes de trânsito está em campo nos principais cruzamentos da cidade para melhor controle do tráfego. Orientamos aos condutores que, se possível, evitem se deslocar nesse momento.

Veja abaixo a nota na íntegra sobre o caso:

O Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados.

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.

A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível. O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.

Serviços são normalizados após apagão

A Fundação Municipal de Saúde informou ao A10+ que, em função do retorno da energia após apagão que acometeu diversos estados brasileiros na manhã de hoje (15), retornam ao funcionamento normal todos os serviços de saúde do município, incluindo as UBS, CAPS e consultas ambulatoriais.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

APÓS DESISTÊNCIA DE JOE BIDEN, VOCÊ ACREDITA QUE KAMALA TEM CHANCES DE DERROTAR TRUMP NOS EUA

ver resultado