Professora morre após ser esfaqueada por aluno dentro de escola em SP; ataque deixou mais 3 feridos - Brasil
BRASIL

Professora morre após ser esfaqueada por aluno dentro de escola em SP; ataque deixou mais 3 feridos

De acordo com informações da polícia, a ação do adolescente teria sido motivada por bullying


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 10h38)

Um adolescente, de 13 anos, atacou e feriu com uma faca quatro professores e dois alunos na Escola Estadual Thomazia Montoro, localizada na rua Doutor Adolfo Melo Júnior, na Vila Sônia, zona oeste de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (27). O ataque ocorreu por volta das 7h30, quando as aulas já tinham começado.

De acordo com informações da PM (Polícia Militar), uma professora sofreu uma parada cardiorrespiratória e faleceu horas depois do ataque. A vítima, identificada como Elisabete tinha 71 anos, não resistiu aos ferimentos. A informação foi confirmada pelos secretários de Estado da Educação, Renato Feder, e da Segurança, Guilherme Derrite, durante coletiva de imprensa em frente à unidade escolar.

  
Aluno esfaqueia professores e colegas em escola estadual de SP Reprodução
 
 
 

Segundo os alunos que presenciaram o ataque, Elizabeth foi a mais atingida, sendo esfaqueada no braço, nas costas e na cabeça. Segundo Derrite, uma professora de educação física foi responsável por imobilizar o agressor. "Não fosse o ato heroíco dela, a tragédia ia ser maior", afirmou.

“A gente conseguiu uma heroína hoje, que conteve o aluno. [...] A diretora Vanessa está em estado de choque, a escola está muito triste. Difícil saber o motivo agora. A ronda escolar foi acionada e chegou em três minutos. Chegaram e fizeram a apreensão desse aluno. [...] Já era aluno dessa escola e voltou para a escola em 15 de março. Durante um período, a diretora Vanessa não tinha nenhum aviso, não tinha ciência de nada que chamasse a atenção", ressaltou o secretário de educação, Renato Feder.


O aluno, identificado como Guilherme, usava máscara de caveira durante o ataque, de acordo com informações de testemunhas entrevistados pela Record TV. Os estudantes, emocionalmente abalados, revelaram que Guilherme teria brigado com um outro aluno na semana passada. Revoltado, o agressor premeditou o crime. "Ele entrou na sala mascarado e com uma faca, aí atacou o menino, aí a professora foi defender e acabou sendo esfaqueada também", revelou um adolescente que presenciou o crime.

Os outros três docentes foram levados a hospitais, mas o estado de saúde deles não foi confirmado — um está no Hospital das Clínicas, na zona oeste. O aluno, que era inicialmente o alvo do agressor, foi atingido, mas sofreu um corte superficial conforme os agentes de segurança.

  

Aluno que esfaqueou professores e colegas usava máscara de caveira
Reprodução

   

Um segundo estudante também se machucou, de acordo com comunicado oficial divulgada pelo governo de São Paulo. O estado de saúde deles não foi informado. Ainda de acordo com o governo paulista, "a situação causa consternação a todos e a prioridade neste momento é prestar socorro às vítimas e apoio aos familiares" (leia abaixo a nota na íntegra).

O responsável pelas facadas foi identificado e contido, mas ainda permanece na escola com a polícia. A corporação acredita que a motivação dos ataques tenha sido bullying — o autor do ataque teria feito postagens nas redes sociais.

A direção da unidade informou que os alunos serão liberados gradativamente. Pais e familiares estão em frente à unidade escolar, desesperados e preocupados com os seus filhos. Imagens feitas pela equipe da Record TV, que está no local, mostram os responsáveis chorando. Viaturas da polícia e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) estão no local.

A polícia fez uma varredura em todas as salas de aula e banheiros para encontrar crianças que poderiam ter sido machucadas. As aulas nesta segunda foram canceladas.

Professores heróis

Os três professores feridos tentaram segurar o autor do ataque, já que ele queria matar um colega do colégio. Foi nesse momento que se tornaram alvo do rapaz. 

Uma aluna explicou que a briga entre os dois estudantes envolvidos começou na semana passada e, hoje, o adolescente teria levado uma faca para se vingar. A menina informou, ainda, que uma das professoras esfaqueadas "era de idade". "A gente não sabe se ela vai ficar bem ou não", revelou à Record TV.

A polícia trabalha com a hipótese de que o adolescente teria planejado o ataque após essa briga com o colega. Com medo de o atentado se espalhar pelo colégio, outros professores, que viram a cena, começaram a gritar para alertar as demais turmas para trancar as portas das salas de aula.

Leia a nota do governo de São Paulo

"Nota à Imprensa sobre ataque na Escola Estadual Thomazia Montoro

O Governo do Estado de São Paulo lamenta profundamente e se solidariza com as famílias dos professores e alunos que foram vítimas de ataque à faca de um adolescente do 8º ano na Escola Estadual Thomazia Montoro, na zona Oeste de São Paulo. A situação causa consternação a todos e a prioridade neste momento é prestar socorro às vítimas e apoio aos familiares.

Quatro professores e dois alunos foram feridos e encaminhados aos Hospitais das Clínicas, Bandeirantes, Universitário e São Luís.

A Polícia Militar foi acionada e a Civil investiga os fatos. O jovem de 13 anos de idade foi apreendido. Os secretários de Estado da Educação, Renato Feder, e da Segurança, Guilherme Derrite, estão na escola para tomar as primeiras medidas e prestar apoio a professores, familiares e alunos.

Mais informações sobre o estado de saúde das vítimas serão divulgadas em breve.

Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo"

Fonte: R7


Dê sua opinião:

Fique conectado