Após fortes chuvas em Teresina, prefeito Dr. Pessoa decreta situação de emergência - Cidades
DECRETO

Após fortes chuvas em Teresina, prefeito Dr. Pessoa decreta situação de emergência

O objetivo é agilizar a adoção de medidas e diminuir os impactos causados pelas chuvas


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Atualizada às 12h58

O prefeito Dr. Pessoa (MDB) vai decretar situação de emergência em Teresina por conta das fortes chuvas que atingem a capital. A informação foi confirmada ao Portal A10+, neste domingo (02), pelo secretário de Defesa Civil, Carlos Ribeiro.

 

Após fortes chuvas em Teresina, prefeito Dr. Pessoa decreta situação de emergência
Fotos: reprodução

   

No sábado (01), a forte chuva que caiu em Teresina causou inúmeros transtornos e prejuízos. O chef de cozinha, João Marcelo, 37 anos, morreu após ter o carro arrastado pela água da chuva no bairro Satélite, zona Leste da capital. No veículo, havia mais cinco pessoas que, segundo bombeiros, foram resgatadas com vida. 

Na reunião, realizada neste domingo (02), Dr. Pessoa afirmou que o decreto deve ser assinado e publicado no Diário Oficial do Município ainda hoje. O objetivo é agilizar a adoção de medidas e diminuir os impactos causados pelas chuvas, principalmente para famílias que vivem em áreas de riscos e precisam deixar suas casas. 

Ao Portal A10+, o secretário de Defesa Civil, Carlos Ribeiro, informou que, até o momento, 20 famílias estão desabrigadas após suas casas ficarem alagadas nos bairros Mafrense, na Vila Pantanal, no Parque Brasil e em outras zonas da capital.  O gestor ressaltou que essas pessoas serão atendidas pela prefeitura.

 
O objetivo é agilizar a adoção de medidas e diminuir os impactos causados pelas chuvas
Foto: Lucas Dias / Semcom
 
 
 

Dr. Pessoa também deverá se reunir com o governador do Piauí, Wellington Dias (PT) pra alinhar ações que serão executadas entre a prefeitura e o governo na capital.

O prefeito foi pessoalmente acompanhar o trabalho de agentes da Secretaria de Assistência Social (Semcaspi) que estão no bairro Mafrense realizando o cadastro de famílias através do programa “Cidade Acolhedora”, que beneficia pessoas sem moradia ou em situação de risco.

Agentes da Secretaria Municipal de Defesa Civil realizam a remoção de famílias de áreas alagadiças, elas estão sendo levadas para a Escola Municipal Domingos Afonso Mafrense.

“Além de adotarmos uma série de medidas de assistência à essas famílias estamos decretando situação de emergência na cidade para podermos atuar com mais mais rapidez no atendimento às vítimas de enchentes em nossa Teresina. Colocamos assistentes sociais para cadastro e caminhões para auxiliar na retirada dos móveis das casas de áreas de risco”, declarou o prefeito.

Matéria relacionada:

Forte chuva causa transtornos, arrasta carros e deixa uma pessoa morta em Teresina


Dê sua opinião:

Fique conectado