Citer Pop: Estudantes de escola pública têm contato com energias renováveis - Cidades
EDUCAÇÃO

Citer Pop: Estudantes de escola pública têm contato com energias renováveis

A ação de popularização da ciência ocorreu no CEEP José Pacífico, zona sudeste de Teresina


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Conferência de Tecnologia das Energias Renováveis (Citer) já começou. Os estudantes da rede pública estadual de ensino tiveram, nesta terça-feira (21), contato direto com a temática do evento. A ação de popularização da ciência ocorreu no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) José Pacífico, zona sudeste de Teresina. 

As prévias para o evento, que acontece de 3 a 5 de junho, são chamadas de Citer POP e têm por objetivo promover a prática do que os estudantes vivenciam nos cursos técnicos voltados para energias renováveis na rede pública estadual.  

 
Citer Pop: Estudantes de escola pública têm contato com energias renováveis
Divulgação
 

Na primeira escola, participaram cerca de 140 alunos dos cursos técnicos de Energias Renováveis, Desenvolvimento de Sistemas e Moda. A Citer POP é uma realização do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Instituto Internacional de Cooperação para o Meio Ambiente (Icima). 

“Essa é a possibilidade para que os alunos da escola pública tenham acesso a esse debate sobre a transição energética. Destaco aqui, que os estudantes que fazem parte da Citer POP também estarão presentes na Conferência, em junho. Atividades de popularização da ciência, como essa, são de grande relevância para a construção do futuro”, destacou Ana Paula Rodrigues, presidente do Icima. 

Para o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, é fundamental mobilizar os estudantes da rede estadual para participarem ativamente da Conferência de Tecnologia das Energias Renováveis. "Nessa gestão temos investido muito na implantação de cursos técnicos voltados para a área de Energias Renováveis e Hidrogênio Verde, preparando nossos jovens para atuarem nesse mercado em crescente expansão. Também temos trabalhado com as escolas para incentivar a participação dos estudantes em eventos e pesquisas científicas, visando potencializar seu interesse e conhecimento nesse campo tão importante para o futuro do planeta. A participação dos jovens nesse tipo de conferência é fundamental para que possamos construir juntos um futuro mais sustentável e justo para todos", afirmou Bandeira.

O professor Paulo Henrique, superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos da Seduc, parabenizou a participação dos estudantes. “Daqui a 20 anos, estes jovens farão a economia deste estado girar. Um evento como este é uma semente que buscamos plantar e fazer com que os estudantes bebam da fonte do conhecimento e da tecnologia. Não podemos ficar parado”, disse. 

Além das atividades nas escolas públicas, a Citer POP também levará discussões importantes para a Universidade Estadual do Piauí, nesta quarta-feira (22), a partir das 14h, acerca da transição energética, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e energias renováveis.

 
A ação de popularização da ciência ocorreu no CEEP José Pacífico, zona sudeste de Teresina
Divulgação

Também acontecerão visitas a projetos de energias renováveis, nos municípios de Altos e Brasileira. 

Programação Citer POP

22 de maio - 14h: Uespi - Palestra, painéis e mesa redonda. 

23 de maio - 8h: Premen Norte - Painel Introdução ao Hidrogênio Verde e Feira. 

24 de maio - 8h: Visita Técnica Estação GD Longá - Altos (PI). 

27 de maio - 8h: CETI Julia Nunes - Painel Cadeia do Hidrogênio Verde e Feira. 

28 de maio - 8h: Liceu Piauiense - Painel Piauí, a nova fronteira energética e Feira com apresentação dos trabalhos de todas as escolas. 

29 de maio - 8h: Visita Técnica ao Complexo Solar Marangatu - Brasileira (PI). 

Sobre a Citer

A Citer será realizada de 3 a 5 de junho de 2024, no Centro de Convenções de Teresina (PI), no formato híbrido (presencial e virtual), com tradução simultânea ao vivo. O tema central do evento será "As Tecnologias das Energias Renováveis no Contexto da Transição Energética Global Justa e Sustentável”.

A Citer está com inscrições abertas através do site www.citer.com.br. O evento promete ser um marco tanto no Brasil quanto internacionalmente ao fomentar o debate sobre as últimas tecnologias e inovações em energias renováveis, com destaque para o papel do hidrogênio verde na transição energética global. 

A programação, abrangente e diversificada, contará com painéis de diálogos simultâneos, feira de negócios de energias renováveis, networking, atividades de educação ambiental, de popularização da ciência e apresentações culturais. A entrada é franca.

Fonte: Governo do Estado do Piauí


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual sua opinião sobre o projeto aprovado pela Câmara que equipara aborto a homicídio

ver resultado