📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A Defensoria Pública do Estado do Piauí continua atuando para garantir toda a assistência necessária à população afetada pelas chuvas e enxurrada em Picos. Além de campanha de arrecadação de roupas, alimentos e materiais de higiene, entre outros, a instituição tem prestado atendimento e orientações a quem precisa.
A realização desse trabalho é feita por uma comissão nomeada pela Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior, que tem como presidente o Defensor Público Leonardo Nascimento Bandeira e conta com os também defensores públicos Marcus Vinicius Carvalho da Silva Sousa, Amábile da Costa Araújo e Ana Clara Ribeiro de Sousa Castro.
Na última sexta-feira (17), a Defensoria Pública, em conjunto com o Ministério Público, realizou Audiência Pública em Picos, com o objetivo de debater os desafios enfrentados pelas famílias afetadas pelas chuvas e buscar soluções para minimizar os impactos causados pelas enchentes. A audiência contou com a participação da vice-prefeita de Picos, secretários municipais das áreas de assistência social, obras e infraestrutura, além de representantes do Exército, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, igrejas e sociedade civil.
O Defensor Público Marcus Vinicius Sousa destaca as principais pautas discutidas e detalha os próximos passos a serem tomados. “A Audiência Pública conjunta da Defensoria Pública e do Ministério Público de Picos foi bastante proveitosa, porque pudemos alinhar com o poder público municipal, através da Secretaria de Assistência Social, da Secretaria de Saúde e também das Defesas Civis Municipais e Estadual, a forma de distribuição das arrecadações que estão sendo realizadas pelos órgãos e por entes da sociedade civil, além de poder traçar estratégias futuras com a criação de um comitê presencial, com representantes dos órgãos envolvidos no enfrentamento da calamidade pública. Foi uma audiência bastante proveitosa, porque pudemos também ouvir a população, as pessoas atingidas, que trouxeram suas demandas às autoridades do poder executivo, dos órgãos autônomos, à Defensoria Pública e nós orientamos acerca da assistência jurídica que estamos prestando”, diz o defensor.
O Defensor Público Leonardo Bandeira destaca que o trabalho da equipe da Defensoria está sendo constante. “Nossa equipe tem visitado as famílias que estão nos abrigos, recebido as doações e levado a quem precisa, distribuindo roupas, alimentos e material de limpeza. Preciso deixar registrado a todas e a todos o meu total respeito e admiração”, afirma.
Entre as medidas tomadas para ajudar a população de Picos está a arrecadação de alimentos não perecíveis, roupas, calçados, etc. Estas doações podem ser feitas na sede da Defensoria Pública em Picos, Teresina e Parnaíba, nos seguintes endereços:
Teresina – Rua Nogueira Tapety, 138, bairro Noivos;
Picos – Avenida Senador Helvídio Nunes, 1782, Centro Empresarial Premium , Sala 3, Bairro Catavento;
Parnaíba – Avenida São Sebastião, 3920, Frei Higino.
Cadastramento – A Prefeitura de Picos promoverá um cadastramento on-line para agilizar o acompanhamento da situação das famílias. Também serão entregues medicamentos e vacinas para as pessoas que tiveram contato com a água contaminada.
Fonte: Governo do Piauí