📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, no sábado (18), o estado de calamidade pública na cidade de Picos, no interior do Piauí, por conta dos graves danos causados pelas chuvas. A portaria foi publicada edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
Uma equipe do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) da Defesa Civil Nacional chegou ao Piauí na manhã de sábado para visitar bairros destruídos pelo desastre em Picos e municípios próximos e ajudar no levantamento e registro dos danos, material usado na elaboração dos planos de trabalho e, consequentemente, na liberação dos recursos.
Com o reconhecimento do Governo Federal, o município pode solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Carnaval e Zé Pereira cancelados por conta das chuvas
A cidade foi atingida por um temporal no início da semana passada que deixou duas pessoas mortas e afetou cerca de 600 famílias. Com a situação no município, o prefeito Pablo Santos (MDB) confirmou que a programação carnavalesca está cancelada este ano.
“Estamos com o município em Estado de Calamidade Pública, e minha prioridade como gestor é garantir toda a assistência necessária às famílias afetadas. Neste momento, nossa energia e recursos estão sendo destinados ao acolhimento, alimentação e suporte aos que mais precisam. Amigos e amigas de Picos, venho comunicar que, diante das fortes chuvas que atingiram nosso município, deixando tantas famílias desabrigadas e em situação de vulnerabilidade, não teremos neste ano o tradicional Zé Pereira, uma festa que está dentro do calendário de eventos do nosso município, que é realizado pelo Governo do Estado do Piauí, e que, caso não estivéssemos enfrentando este momento tão delicado, seria abraçado e apoiado pela nossa gestão”, afirmou Pablo Santos pedindo a compreensão de todos.
Fonte: Portal A10+ com informações do Governo Federal