Etipi se destaca em proteção de dados e segurança da informação no setor público - Cidades
SEGURANÇA

Etipi se destaca em proteção de dados e segurança da informação no setor público

A empresa busca estabelecer uma cultura organizacional sólida em relação à proteção de dados no Piauí


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí – Etipi sai na frente no que se refere à aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) na administração pública, ao promover a Semana de Proteção de Dados. A iniciativa exemplifica o compromisso da Etipi com a conformidade e segurança da informação para os cidadãos.

Durante esta semana especial, foi desenvolvida uma programação estruturada, dedicada à capacitação das equipes internas e externas, que visam fortalecer a compreensão e aderência aos princípios fundamentais da LGPD. Essa abordagem assegura que a empresa estabeleça uma cultura organizacional sólida em relação à proteção de dados.

  
Etipi se destaca em proteção de dados e segurança da informação no setor público Thanandro Fabrício / Ascom Etipi
 
 
 

A programação, teve início na última segunda-feira (29), encerrou nesta quinta-feira (1º), com uma série de importantes debates e trocas de experiências acerca da governança de dados, proteção da privacidade e segurança da informação no cenário tecnológico.

Entre os participantes, destacou-se a encarregada pelo tratamento de dados pessoais da Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD, Edna  Ângelo, que ministrou palestra de forma virtual com o tema “A importância do encarregado na administração pública”, onde explicou que a função deste cargo é atuar como canal de comunicação entre o controlador, o titular de dados e própria ANPD.

Além disso, a programação contou com uma mesa redonda que tratou da Transformação Digital e Proteção de Dados. Entre as autoridades presentes na mesa, o diretor de operações da X-Via, Thiago Oliveira, reiterou a importância da LGPD para o governo digital e para toda a iniciativa de transformação do Estado.

“Para mim foi um prazer ter participado da Semana de Proteção de Dados. É um tema fundamental para o governo digital e para toda essa nossa iniciativa de transformação do Estado, e nada mais oportuno do que falar sobre a privacidade, sobre o direito que o cidadão tem e como isso impacta a nossa relação com o Estado. Trocar essas experiências com um time de alto nível foi super importante e agradeço muito à Etipi pelo convite”, afirmou o diretor.

  
A empresa busca estabelecer uma cultura organizacional sólida em relação à proteção de dados no Piauí Thanandro Fabrício / Ascom Etipi
 
 
 

As contribuições foram ouvidas por profissionais da área de tecnologia de diversos órgãos do Piauí, como Secretaria de Segurança Pública – SSP, Secretaria da Fazenda – Sefaz, Secretaria de Governo – Segov, Procuradoria Geral do Estado – PGE, Coordenadoria Geral do Estado – CGE, 22º Tribunal Regional do Trabalho – TRT PI, entre outros.

Representando o corpo acadêmico da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, a participante Andressa Leão, do Laboratório Coworking Space Prof. José Oscar de Melo Pereira, afirmou ter sido um evento crucial para ela, tanto como universitária quanto como cidadã.

“O evento foi importantíssimo para mim como universitária, como cidadã, para saber mais informação de como os meus dados são tratados, os meus deveres, os meus direitos, o que pode ser repassado ou não. A gente pôde saber mais aprofundadamente como esses dados são tratados e como a gente pode trabalhar com esses dados dentro da instituição, no serviço público e como tudo isso é gerido dentro do nosso estado e nacionalmente”, disse a acadêmica.

Fonte: Governo do Estado do Piauí


Dê sua opinião:

Fique conectado