Filho de Petronio Portella lança livro em Teresina - Cidades
LANÇAMENTO

Filho de Petronio Portella lança livro em Teresina

O economista vai passar por Teresina dia 11 de fevereiro para lançar o livro


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O economista Petronio Portella Filho estará em Teresina no dia 11 de fevereiro para lançar o livro “Mentiras que Contam Sobre a Economia Brasileira: Textos Contra a Desinformação e em Defesa de Políticas Novas e Velhas Pró-Crescimento”.

Ele é o filho do ilustre político piauiense, que foi prefeito de Teresina, governador do Piauí, senador e ministro da Justiça. Trata-se do terceiro livro de autoria do Petrônio Filho. O evento acontece na Academia Piauiense de Letras, no sábado 11 de fevereiro, às 10h. 

  
Filho de Petronio Portella lança livro em Teresina Divulgação
 
 
 

Em sua obra, o autor afirma que vários brasileiros não fazem ideia do que se passa na economia. Não sabem quais governos foram gastadores ou austeros. Não sabem quais presidentes endividaram o Brasil. Economista formado na UnB, com mestrado na Universidade de Minnesota e doutorado na Unicamp, o consultor do Senado Federal buscou combater a desinformação com estatísticas oficiais e fatos. 

“O livro surgiu como um ato de resistência à reeleição do então presidente Jair Bolsonaro, um espalhador de fake news e uma grande ameaça à Democracia”, explica Petronio. No livro, ele compara o desempenho econômico dos quatro últimos presidentes: Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro. “No livro, declarei meu voto em Ciro Gomes no primeiro turno e em Lula no segundo. Mas, na hora agá, acabei votando em Lula no primeiro turno também porque não aprovei as agressões do Ciro ao petista”, lembra.

Ciente da polarização política que assola o país, o autor pontua: “Meu livro é muito polêmico e muito crítico da gestão do ex-presidente Bolsonaro. Quanto à repercussão do livro, posso apenas dizer que os petistas e ciristas costumam gostar do livro, enquanto os bolsonaristas o odeiam”. 

O autor é filho de um dos maiores políticos do Brasil, Petronio Portella Nunes. Com sua notória habilidade em discursar, o político piauiense criou frases como "contra fatos não existem argumentos". Sobre a influência intelectual do pai, o autor declarou:

“Ter o mesmo nome que meu pai é um orgulho, mas também fonte de muita cobrança interna. Tentei encontrar meu próprio caminho. Nunca quis entrar na política nem estudar Direito. Sou economista enquanto ele foi advogado”, mas o autor afirma que do pai recebeu muitos ensinamentos, inclusive o gosto pela leitura e o respeito pelos políticos e pela Democracia.  

Teresinense, ele migrou para Brasília com 11 anos, mas nunca deixou de visitar a capital piauiense. Em seu livro “Os Sapatos do Espantalho”, ele incluiu uma crônica intitulada A Teresina de Minha Infância, que é praticamente uma declaração de amor a sua cidade natal. 

O livro, que será lançado em Teresina e depois em Brasília, procura resgatar a memória econômica e política do brasileiro. “Não podemos ser um povo sem memória.  No ano do meu vestibular, o Brasil era um tigre econômico. Estamos estagnados há nove anos. Temos que entender por que e como saímos do trilho do desenvolvimento econômico”, finalizou o autor.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado