Governo do Estado assina desapropriação de áreas na zona Sudeste de Teresina para ampliação do metrô - Cidades
MOBILIDADE URBANA

Governo do Estado assina desapropriação de áreas na zona Sudeste de Teresina para ampliação do metrô

O decreto desapropria a área de 2.235,58 m² e perímetro de 518,08 m entre a estação do Parque Ideal e a Estação do Renascença


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Governo do Piauí decretou a desapropriação de áreas no Parque Ideal e no Renascença, ambos na zona sudeste de Teresina. A medida foi publicada no Diário Oficial de terça-feira (03) e visa a requalificação e ampliação do metrô para outros pontos da Capital. 

O decreto desapropria a área de 2.235,58 m² e perímetro de 518,08 m entre a estação do Parque Ideal e a Estação do Renascença para a execução de obras de revitalização, modernização e melhorias do Metrô.

 

Metrô de Teresina
TV Antena 10

 

O documento considera a desapropriação como urgente, para efeito de imissão provisória do Estado na posse da área a ser expropriada. A Secretaria de Estado dos Transportes vai ficar responsável por desempossar as terras e cabe à Secretaria de Estado da Administração dar apoio técnico e logístico. 

A Procuradoria-Geral do Estado deve adotar as medidas necessárias à efetivação da desapropriação, por indenizados aos proprietários ou por meio judicial. 

 

Governo do Estado executa obras de modernização do Metrô de Teresina
 

 

Primeira etapa da ampliação

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria dos Transportes (Setrans), está executando as obras da primeira etapa da modernização e revitalização do Metrô de Teresina. Na intervenção, estão sendo aplicados R$ 193 milhões, oriundos de convênio celebrado entre a Setrans e o Ministério das Cidades (MCID). Os recursos são repassados pela Caixa Econômica Federal (CEF).

Com as melhorias, o número de passageiros atendidos diariamente pelo sistema metroviário na capital saltará de 4 mil para 12 mil. Além disso, o tempo de viagem em todo o percurso será reduzido de 1 hora para 25 minutos.

O projeto contempla a duplicação da linha em todo o trecho de 13,5 km existente, que liga o bairro Itararé, na zona sudeste, ao Centro da capital, o que deve permitir a circulação de dois trens simultaneamente, um em cada sentido. Também, serão realizadas as reformas das Estações Alberto Silva, Frei Serafim, Boa Esperança, Renascença e Itararé.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual editoria do A10+ você mais gosta de acompanhar por aqui?

ver resultado