Imepi e Deccoterc apreendem 30 balanças falsificadas em mercados da zona Norte e Centro de Teresina - Cidades
FISCALIZAÇÃO

Imepi e Deccoterc apreendem 30 balanças falsificadas em mercados da zona Norte e Centro de Teresina

As balanças recolhidas são consideradas impróprias para uso em estabelecimentos comerciais por não conter modelo de aprovação do INMETRO


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Em mais um dia de fiscalização contra o uso de balanças importadas, fiscais do setor da Metrologia do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), em parceria com policiais da Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (Deccoterc), apreenderam 30 balanças falsificadas, nesta terça-feira (4), nos mercados do Mafuá, São Joaquim e do centro de Teresina.

As balanças recolhidas são consideradas impróprias para uso em estabelecimentos comerciais por não conter modelo de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Os comerciantes envolvidos receberam auto de infração e os instrumentos de pesagem foram levados para garantir que o consumidor não seja lesado na hora de fazer sua compra.

 
Imepi e Deccoterc apreendem 30 balanças falsificadas em mercados da zona Norte e Centro de Teresina
Reprodução
 

Patrícia Leal, diretora-geral do Imepi, reforça o combate contra o uso de balanças piratas e explica como o órgão tem trabalhado para intensificar as fiscalizações em várias regiões do Piauí.  "Nossas fiscalizações acontecem rotineiramente. Todos os dias fiscais do Imepi estão nas ruas de Teresina e também do interior com o objetivo de retirar de circulação esses produtos falsificados.  Temos recebido também o apoio dos agentes da Deccoterc para garantir que as fiscalizações possam seguir seu pleno funcionamento, com mais agilidade e segurança", destaca.

As multas para comerciantes podem chegar até o valor máximo de R$ 1,5 milhão, a depender do grau da infração, reincidência e porte da empresa. Em caso de irregularidade, o consumidor pode enviar uma denúncia, tirar uma dúvida, fazer uma reclamação ou enviar uma sugestão para o telefone da Ouvidoria do IMEPI, através do WhatsApp: (86) 99456-1921.

Fonte: Governo do Estado do Piauí


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual sua opinião sobre o projeto aprovado pela Câmara que equipara aborto a homicídio

ver resultado