Mulheres Mil: Seduc abre vagas gratuitas para cursos de artesã de biojoias, horticultora orgânica e salgadeira; veja como se inscrever - Cidades
CURSOS

Mulheres Mil: Seduc abre vagas gratuitas para cursos de artesã de biojoias, horticultora orgânica e salgadeira; veja como se inscrever

Programa foi criado para unir a educação ao trabalho, abrangendo a população feminina em busca de oportunidades de acesso às ações educacionais


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc/PI) divulgou o edital de chamada pública para inscrições gratuitas em cursos de qualificação profissional e Formação Inicial e Continuada (FIC) por meio do Programa Mulheres Mil, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que reúne um conjunto de políticas públicas e diretrizes governamentais voltadas para fazer a inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade. Confira aqui o edital completo.

Neste primeiro semestre, estão sendo ofertadas 246 vagas para os cursos de artesã de biojoias, horticultora orgânica e salgadeira, com carga horária total de 192 horas. As inscrições seguem abertas até o dia 27 de fevereiro.

  
Mulheres Mil: Seduc abre vagas gratuitas para cursos de artesã de biojoias, horticultora orgânica e salgadeira; veja como se inscrever
Ascom Seduc
 
 
 

O Programa Mulheres Mil foi criado para unir a educação ao trabalho, abrangendo a população feminina em busca de oportunidades de acesso às ações educacionais, a elevação da escolaridade e à inclusão e permanência no mundo do trabalho, tendo como ponto central a identificação, o reconhecimento e a valorização da diversidade e dos saberes acumulados em cada uma de suas etapas de vida.

Como se inscrever

Para efetuar a inscrição, a candidata deve comparecer aos locais e endereços especificados no edital, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, portando os seguintes documentos:

– Documento de Identidade;

– Comprovante de Residência atualizado;

– Declaração de Escolaridade mínima exigida para o curso (emitida pela escola ou autodeclaração);

– Autorização do Responsável, no caso de candidatas menores de idade;

– Ficha de Inscrição devidamente preenchida.

Público-Alvo

A idade mínima para matrícula é de 16 anos. As vagas são destinadas, prioritariamente, a trabalhadoras rurais, mulheres de baixa renda, mulheres quilombolas, artesãs, marisqueiras e mulheres atendidas em comunidades terapêuticas.

Ao todo, o programa contemplará 17 municípios. Nesta primeira etapa, as atividades ocorrerão em Batalha, Amarante, Regeneração, Palmeirais, Miguel Alves, União, Floriano e Cabeceiras. No segundo semestre, outros nove municípios serão atendidos, totalizando mais de 500 vagas ofertadas até o fim do ano.

Benefícios

Cada participante receberá assistência estudantil no valor total de R$ 576, paga via PIX em duas parcelas. A primeira após a execução de 20% da carga horária e a segunda ao término do curso, mediante confirmação de frequência no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec).

Todo o material necessário ao processo de aprendizagem será fornecido pelo programa, incluindo caderno, apostilas, fardamento e insumos para as aulas práticas.

Moradora do Quilombo Caldeirão, em Amarante, Liliane Alves Lima concluiu o curso de artesã de biojoias por meio do Programa Mulheres Mil e relata que a formação trouxe novos conhecimentos e contribuiu para a geração de renda. “Trouxe mais renda para mim e para minha família, além de independência financeira. O curso foi um divisor de águas e hoje podemos realizar mais sonhos. Nós estávamos precisando desse apoio e a Seduc chegou com essa oportunidade”, afirma.

Para o secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, o Programa Mulheres Mil representa uma importante política de inclusão e desenvolvimento social. “Essa iniciativa amplia perspectivas, fortalece a autonomia e impacta positivamente as comunidades atendidas. O Mulheres Mil cumpre um papel estratégico ao promover formação profissional e geração de renda”, destaca o gestor.

O resultado final das matrículas homologadas será divulgado no dia 5 de março, e o início das aulas da primeira etapa está previsto para 23 de março.

Desenvolvido no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com o Ministério da Educação, o Programa Mulheres Mil é uma das principais políticas públicas de inclusão produtiva do país, voltada à qualificação de mulheres em situação de vulnerabilidade social.


Fonte: Governo do Estado do Piauí


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Você gosta do A10Cast, podcast da TV Antena 10?

ver resultado