Prefeitura de Teresina planeja implantar sistema de transporte público gratuito - Cidades
PROPOSTA

Prefeitura de Teresina planeja implantar sistema de transporte público gratuito

Proposta será apresentada oficialmente à população na quarta-feira (11)


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 11h54)

A Prefeitura de Teresina (PMT) está planejando implantar um sistema de transporte público gratuito na cidade. O tema será apresentado oficialmente à população na quarta-feira (11) durante coletiva de imprensa com gestores.

Ao A10+, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) confirmou que há uma proposta de gratuidade dos ônibus e que nesta manhã foi realizada uma reunião com o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) e o superintendente da Strans, Bruno Pessoa no Palácio da Cidade sobre o assunto.

  

Prefeitura de Teresina planeja implantar sistema de transporte público gratuito
Reprodução

   

Até então, o tema estava sendo discutido em sigilo entre os consórcios das empresas, representantes do sindicato dos motoristas e autoridades do poder público municipal. Os detalhes sobre a proposta serão apresentados na quarta (11) e as novas medidas, se aprovadas, serão implementadas a partir de fevereiro na capital.

Caso seja aprovado, Teresina deverá contar com transporte público 100% gratuito para toda população, sem restrição. O projeto seria custeado pelo poder público e, segundo fontes ouvidas pelo A10+, não haveria mais sistema de bilhetagem na capital.

Atualmente, o transporte público de Teresina é o maior problema da gestão Dr. Pessoa. Todos os dias, usuários reclamam das condições dos ônibus e da frota reduzida. A prefeitura também lida com as constantes crises envolvendo o Setut e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (Sintetro) acerca de pagamentos e benefícios.

Em dezembro de 2022, a juíza substituta Benedita Guerra do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22) determinou que as empresas do transporte coletivo de Teresina realizem o pagamento salarial do mês de dezembro de 2022 a todos os seus empregados. A entidade alegou que os empresários descumpriram termos da negociação coletiva com a categoria.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado